-
Arquitetos: Atelier RenTian
- Área: 347 m²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Inter_mountain images
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Vila Niumatang está localizada na parte ocidental da cidade de Liyang, entre as duas principais cadeias de montanhas de Caoshan e Wawu. Está a apenas 25km da área urbana de Liyang. Os habitantes são em sua maioria imigrantes de Wenzhou que migraram para cá há 150 anos, e a herança única da cultura de Oujiang constitui o profundo patrimônio cultural da vila. Posteriormente, através do manejo do sistema de água e da regulamentação da terra, as características geográficas das atuais terras cultiváveis, lagoas e outros arredores naturais da vila foram estabelecidas.
O projeto está localizado na entrada da Vila Niumatang. O objetivo da Estação Cultural de Niumatang é criar um prédio de entrada da vila que integre exposições culturais, lazer para os habitantes e turistas, e estações de correio de transporte, além de construir um local de atividades públicas que promova a comunicação entre vizinhos e forneça passeios turísticos.
O Centro Cultural de Niumatang adota uma estrutura de concreto moldado in loco, com um telhado composto por triângulos ondulados, ecoando as altas montanhas de Caoshan e Wawu que podem ser vistas à distância. O projeto é de formato hexagonal regular, e no plano regular são utilizadas grades de colunas de altura irregular e variável. Interpretando a geometria da natureza de maneira muito contemporânea. Considerando as múltiplas funções da estação de correio, forma-se um espaço aberto com espaços funcionais múltiplos, permitindo que os habitantes, turistas e crianças circulem livremente.
As moradias tradicionais chinesas frequentemente giram em torno de um pátio central, formando um pátio voltado para dentro com uma estrutura topológica básica na forma de um caractere chinês "回". Nesta arquitetura, uma disposição espacial semelhante é empregada, onde os espaços funcionais de todos os lados se desdobram ao redor de um pátio interno. Este design não apenas garante excelente ventilação e luz natural para o interior, mas também proporciona um layout mais distinto para os espaços de exposição da arquitetura.
Durante minha visita inicial à Vila Niu Matang, observei várias pequenas casas construídas com tijolos de adobe, indicando a tradição local de utilizar terra crua como material de construção. Como resultado, decidi incorporar a terra crua como paredes de vedação no projeto, mesclando-a com a estrutura do prédio. Devido ao design do telhado inclinado, foi empregada uma combinação de tijolos de adobe e terra compactada durante o processo de construção. As fachadas principais apresentam extensas paredes de preenchimento de terra compactada, enquanto o telhado é coberto com telhas planas. A base das paredes utiliza alvenaria de pedra empilhada localmente distintiva.
As tradicionais telhas de argila local não foram escolhidas para o telhado. As telhas de argila contemporâneas são muito grandes, enquanto as pequenas telhas azuis antigas do passado têm um estilo retrô. Além disso, muitas telhas de argila são curvas, o que torna difícil instalá-las nos cantos do telhado curvo. Portanto, a escolha final para o material do telhado foi telhas de ardósia. As várias tonalidades de cinza nas telhas de ardósia ecoam as montanhas distantes de maneira nebulosa. O telhado ondulado se mistura perfeitamente, com a arquitetura parecendo desaparecer na natureza. As paredes de terra compactada se assemelham à terra ondulante, harmonizando-se com as árvores e montanhas ao redor, criando uma paisagem pitoresca.