-
Arquitetos: Atelier du Pont
- Área: 980 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fred Delangle
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Atelier du Pont construiu o seu próprio edifício de escritórios no coração do 11º distrito de Paris. Cientes da oportunidade de usar esse espaço como uma vitrine de seu know-how e sua maneira de projetar, eles imaginaram esse novo local de trabalho como um pequeno laboratório, ideal para reflexão, experimentação e produção.
E acima de tudo, como um lugar onde você se sente bem. Da arquitetura ao design de interiores, do layout ao mobiliário, o Atelier du Pont projetou toda essa nova agência. Esse compromisso de construir tudo é a própria essência do edifício e de sua abordagem. Os arquitetos sempre tiveram a vontade de integrar o conceito de "design global" em seus projetos e essa realização é o exemplo perfeito.
Construir tudo em madeira foi uma escolha óbvia. A madeira crua e exposta reforça o espírito acolhedor do espaço, tem um cheiro convidativo e a combinação de sua textura natural com tons quentes e coloridos criam uma atmosfera familiar e setorizada nos espaços. No final de uma rua sem saída, a madeira também permitiu um abastecimento mais fácil do canteiro de obras e menos incômodo para os vizinhos muito próximos. Processos de baixa tecnologia foram adotados para evitar o uso de ar-condicionado, como persianas, estratégias de ventilação natural e resfriadores de ar.
Projetados em formato de "U" ao redor de um pátio com floreiras, os escritórios são organizados em "centros de trabalho", projetados para facilitar as trocas diárias e permitir que as equipes se movimentem facilmente à medida que os projetos surgem. Espaços compartilhados estão localizados em todos os pavimentos para incentivar o trabalho em grupo, trocas e trabalho informal. Assim, terraços ajardinados, caixas para reuniões, uma oficina de maquetes, uma biblioteca de materiais, uma cafeteria, etc., pontuam as áreas de trabalho e incentivam o encontro. Um pavimento do edifício também é dedicado a um espaço de coworking. A cafeteria é regularmente transformada em um espaço expositivo.
Projetada com o tamanho de uma moradia, a estrutura de pilares e vigas permite a mutabilidade do edifício. Em suma, esse projeto foi concebido como uma estrutura viva que oferece a possibilidade desse novo espaço de trabalho viver e evoluir com o tempo. Uma pequena síntese das convicções arquitetônicas e humanas do Atelier du Pont.