-
Arquitetos: Benjamin Kemper, Julian Krüger
- Área: 16 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Julian Krüger, Benjamin Kemper
-
Fabricantes: ABUS August Bremicker Söhne KG, FRITZ EGGER GmbH & Co. OG, Gerflor, Krinner Schraubfundamente GmbH, Robert McNeel & Associates, STEICO SE
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma nova abordagem para a fabricação digital na arquitetura surgiu em Wismar, uma cidade histórica hanseática no norte da Alemanha, com a criação da "Casa Digital" - um protótipo totalmente projetado, fabricado e montado digitalmente, sem a necessidade de ferramentas. Julian Krüger (Universidade de Ciências Aplicadas de Munique) e Benjamin Kemper (Universidade de Ciências Aplicadas de Wismar) desenvolveram um sistema de construção sustentável e econômico baseado em métodos inovadores de construção plug-in. Em uma floresta não muito longe da Faculdade de Arquitetura e Design da Universidade de Wismar, uma pequena casa com uma fachada brilhante e um telhado íngreme voltado para o oeste tem 6,5 m de altura e uma área de 3,3 × 4,9 m. A luz entra no interior espaçoso através de uma faixa contínua de janelas e quatro grandes aberturas que cortam a fachada feita de chapas de alumínio recicladas.
A casa apresenta um inventivo sistema de construção em madeira cortado em CNC a partir de compensado de 24mm, permitindo que duas pessoas o montem rapidamente sem a necessidade de ferramentas ou materiais de fixação, como parafusos ou pregos. Esse sistema flexível, que permite a desmontagem e reutilização, fortalece a abordagem do projeto em relação à sustentabilidade. A estrutura de madeira é revestida com painéis de compensado por dentro e uma placa de fibra de madeira permeável por fora. A "Casa Digital" repousa sobre seis "parafusos" no solo, permitindo a desmontagem rápida e sem deixar rastros, eliminando a necessidade de concreto na fundação.
O protótipo apresenta uma fachada parametricamente projetada feita de chapas de alumínio recicladas. Os elementos horizontais gerados por computador envolvem todo o volume, se aproximando da estrutura ao redor das aberturas e se espalhando sobre as áreas fechadas. As chapas de alumínio são cortadas a laser e contêm todos os detalhes de fixação necessários, que são dobrados e fixados à subestrutura. As janelas e a porta da "Casa Digital" também seguem o princípio de construção plug-in cortadas em CNC em painéis de 24 mm.
O sistema de construção é otimizado para o planejamento paramétrico futuro. Isso permite a personalização do formato e função do volume por meio de aplicativos. Os usuários podem personalizar a forma, planta baixa, telhado, aberturas e fachada de acordo com suas necessidades específicas, seja para construir pequenas estruturas independentes ou projetos para densificação de áreas urbanas. A protótipo destaca como o planejamento digital, produção eficiente e uso otimizado de materiais renováveis e reciclados podem contribuir para a construção sustentável.
O uso dos painéis para os sistemas de construção e fachada permite uma fabricação totalmente automatizada e econômica das peças usando CNC e máquinas a laser. Isso garante uma cadeia de processos otimizada - desde o planejamento, produção até a montagem no local. A "Casa Digital" demonstra que uma abordagem integrada nas fases de desenvolvimento e fabricação cada vez mais esfumaça as fronteiras entre as áreas tradicionais de projeto preliminar, projeto executivo, fabricação e construção e mostra o impacto potencial dos métodos de projeto e fabricação digital na produção arquitetônica.