-
Arquitetos: Mikkelsen Architects, STED, Vilhelm Lauritzen Architects
- Área: 18200 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Sjavit Maestro, Rasmus Hjortshøj
-
Fabricantes: HS Hansen
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Centro de Diabetes Steno Copenhagen (SDCC) é o maior hospital da Europa do Norte para a prevenção e tratamento da diabetes. Ele redefine a forma como percebemos a doença e a saúde, pois utiliza a ciência por trás da combinação de arquitetura com a natureza, não apenas para tratar, mas também para prevenir e educar. Projetado em cooperação com os usuários, o hospital incorpora materiais quentes, fluxos estratégicos e luz natural. Ele se organiza ao redor de um grande jardim de dois andares com seis pátios menores e exuberantes, além de um jardim público na cobertura. A fachada em alumínio anodizado possui grandes seções de vidro que quebram a fronteira entre o interior e o exterior.
Estudos mostram que ambientes hospitalares tradicionais podem fazer com que pacientes saudáveis se sintam doentes e enfraqueçam fisica e emocionalmente. Portanto, o envolvimento do usuário foi o fio condutor ao longo da criação do SDCC, com ênfase em garantir uma experiência agradável em todas as etapas de chegada, espera e consulta. O projeto repensa a função das áreas comuns, transformando o tempo de espera em tempo ativo e apoiando um fluxo natural de atividades em torno dos temas de dieta, exercício e novos conhecimentos.
O edifício e os jardins do SDCC estão intimamente entrelaçados em um projeto biófilo, criando uma simbiose entre o lado de dentro e o de fora. Pesquisas mostram que a natureza tem efeitos positivos tanto para o bem-estar mental quanto físico. Portanto, a onipresença da natureza foi um elemento arquitetônico fundamental no SDCC, servindo como parte integrada do tratamento e da promoção de um estilo de vida saudável.
Pessoas que passam tempo em espaços verdes têm mais probabilidades de relatar boa saúde, portanto, o SDCC foi projetado em torno da natureza, com a paisagem visível de todos os lugares. Pisos e tetos de madeira quente servem como material interno primário, pois estudos mostram que ele o estresse. Os espaços verdes representam um centro de biodiversidade com vegetação variada, proporcionando um espaço calmo e educativo. O projeto do SDCC se baseia nos valores da democracia como um lugar que abraça a natureza, a diversidade e a igualdade que a vida constitui. É um hospital que, devido à sua escala, materialidade e atmosfera em todos os níveis, coloca o ser humano no centro.
Na chegada, uma paisagem exuberante e ondulante recebe os visitantes que acessam pela entrada principal. Aqui, pisos de concreto nascem naturalmente em direção à grande escadaria que convida os visitantes a subir até o jardim público na cobertura. O jardim é um centro de biodiversidade aberto a todos para desfrutar 24 horas por dia, sete dias por semana. O SDCC está inserido no contexto geométrico do complexo hospitalar de Herlev, na região da capital, proporcionando um ponto de chegada de fácil acesso. Os visitantes que chegam de carro podem usar o estacionamento subterrâneo do edifício do SDCC com 241 vagas ou o amplo estacionamento próximo à entrada principal.