-
Arquitetos: Arsomsilp Community and Environmental Architect
- Área: 68 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Srirath Somsawat
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Meditação & Trabalho fica localizada no "Retiro Sangthian Siribun Dhamma", em Phayao, Tailândia, é um projeto beneficente que fornece ao centro de retiro Dhamma uma arquitetura que equilibra entre a paixão pelo trabalho e a prática de mindfulness. O centro de retiro Dhamma proporciona uma oportunidade de criar um espaço mais favorável para o desenvolvimento mental, através da meditação e da cura através do poder da natureza ao nosso redor. Este projeto se tornou um estudo de caso para uma casa de meditação adequada para iniciantes e corresponde ao novo estilo de vida normal pós COVID-19, de trabalhar (e meditar) em casa.
O design integra uma mistura entre o modo de vida Dhamma e o modo de vida atual do mundo. O modo de vida Dhamma: Se isolar da sociedade caótica e da mídia. A casa de meditação permite que os habitantes mantenham suas mentes e corpos focados e centrados, usando seus sentidos para sentir as mudanças da natureza.
O modo de vida do mundo: Ainda estamos ligados ao mundo por nossos deveres, empregos e sociedade off-line e on-line, passando o dia todo em salas fechadas com ar-condicionado e deteriorando lentamente nossa saúde. Os seres humanos ainda precisam do poder da natureza, das montanhas, do céu, das estrelas, do vento, da chuva, do sol e das árvores para curar nossas mentes e corpos.
Totalmente cercada pela natureza, a casa é colocada entre duas montanhas nos lados leste e oeste, permitindo que a casa tenha vistas diretas tanto do nascer do sol quanto do pôr do sol. A orientação se torna um lembrete constante sobre o ciclo da vida e as três marcas da existência: transitoriedade, sofrimento e a não-alma.
O proprietário do retiro Dhamma tinha a visão de que este projeto fosse concluído a tempo do Ano Novo, quando a comunidade meditava junta, o que significava 3 meses para o processo de projeto e construção. A materialidade, o design e as técnicas de construção foram pensados para serem o mais eficientes possível. A área de construção fica no meio de uma floresta e terreno montanhoso, portanto, o processo de construção deve ser rápido e eficiente para minimizar a perturbação do ambiente natural e dos outros meditadores no retiro.
Para acelerar o processo de construção, foi utilizado metal como material estrutural principal. Em colaboração com trabalhadores locais do norte, outro desafio foi enfrentado, onde ninguém havia trabalhado com viga H antes e todos tiveram que aprender sobre as técnicas e a construção através da experiência deste projeto. O metal foi cortado antes do transporte para minimizar as máquinas pesadas necessárias para entrar no local.
O estilo de rotina de meditação neste projeto é a meditação caminhando na natureza. A meditação caminhando recomenda um mínimo de 10 km diários, indo e voltando. O design espacial é baseado no ensinamento de "Samata", a sensação de suficiência, com o design permitindo apenas espaço suficiente para funcionalidade diária confortável e 5 áreas suficientes para praticar meditação caminhando em qualquer circunstância climática, seja chuva, vento ou sol. A varanda e os caminhos estendidos podem ser usados para a meditação caminhando em um dia de céu claro, e o quarto e o primeiro andar podem ser usados quando a estação chuvosa chegar. A funcionalidade no quarto permite que uma única pessoa se isole na natureza, tendo espaço suficiente para trabalhar online, cumprir deveres diários e meditar diariamente para criar uma rotina de trabalho saudável que se acredita curar o estresse.