-
Arquitetos: Atelier Brigde Structures, Blank Architekti s.r.o
- Área: 300 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Alex Shoots Buildings
A passarela foi realizada de acordo com o projeto dos autores Petr Tej, Marek Blank e Jan Mourek, com base em uma competição internacional organizada pelo Instituto de Planejamento e Desenvolvimento da Cidade de Praga. Esta suave curva espacial da passarela é construída como um caminho suave com base na dinâmica do movimento de pedestres e ciclistas. A construção da ponte responde humildemente ao panorama de Praga, à conexão com as margens de Holešovice e Karlín, bem como à conexão com a ilha Štvanice.
A ponte é suportada por dois contrafortes de aterro, dois pilares nas extremidades da ilha Štvanice e dois pilares no braço inavegável do rio Vltava. Uma rampa desce livremente em direção à ilha, cuja curva copia a curva da borda da ilha. A extensão final da ponte no lado de Holešovice desce para se conectar ao nível do pavimento de forma suave e sem barreiras no aterro. A extensão é projetada para ser verticalmente móvel no ponto de apoio, onde um mecanismo de pistão hidráulico está localizado para fornecer um levantamento vertical até o nível de inundação Q1000.
A ponte é feita de concreto de fibra de alta qualidade de ultra-alto desempenho (UHPFRC) com uma superfície semelhante a mármore branco brilhante. A estrutura de suporte principal da ponte consiste em uma viga contínua de concreto armado com pré-esforço longitudinal e uma seção transversal em forma de H. São duas vigas de parapeito laterais de parede cheia com uma placa intermediária que é suportada por nervuras transversais. Em termos de produção e montagem, é uma estrutura de ponte segmentada composta por 57 pré-fabricados.
Parte da estrutura é uma alça ornamental de bronze com motivos animais figurativos nas extremidades, feita pelo escultor Aleš Hvízdal. A iluminação está integrada ao corrimão. Na ilha de Štvanice, na entrada da ponte, há uma escultura figural chamada O Rio, feita pelo escultor Jan Hendrych.