-
Arquitetos: Adriana Bersou
- Área: 228 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Fernando Crescenti
-
Fabricantes: Alessandra Delgado Design, Armel, Branco Casa, Casa Trópico, Dalle Piagge Ladrilhos Hidráulicos, Edgran Mármores e Granitos, Fernando Jaeger, Ibiza Acabamentos, OfficeLux, Punto e Filo, REKA, Uniflex, Vener
Descrição enviada pela equipe de projeto. Os clientes procuravam um apartamento maior para a família de 5 pessoas. Com 3 filhas adolescentes, o quesito principal era que cada uma pudesse ter seu quarto e o seu banheiro. A planta do original não só possibilitou uma reforma que atendesse como também deu de presente uma sala iluminada por um L de janelões piso-teto e uma a laje nervurada em concreto aparente que estava escondida atrás do forro de estuque. Além disso, possibilitou a realização da abertura da cozinha para sala com ilha generosa para cozinhar com conforto e ainda receber amigos e família.
Toda a escolha de acabamentos na área da sala e cozinha foi pensada a partir da laje, dessa grande massa de estrutura aparente em concreto. Ou para somar na rusticidade como a escolha do porcelanato para o piso imitando cimento, na confecção da cuba esculpida do lavabo em placas de concreto, no reenquadre dos pilares da sala revestidos em micro cimento, no piso de azulejo hidráulico. Ou para contrastar, no caso, com o uso abundando de madeira nos planos verticais como o cobogó da chapelaria, painel divisório da sala de estar com a parte íntima e as portas de correr da cozinha. Dessa maneira, procurei equilibrar quente e frio, rusticidade e aconchego. Outro elemento importante na área social é a estante. Ela foi dimensionada para receber a biblioteca de livros e discos, além de ser também o móvel da TV. A escolha do MDF preto foi proposital porque eu queria uma cor neutra e atemporal para compor com o concreto e madeira e de quebra, o preto dá maior destaque às lombadas dos livros. O preto se repete ainda nos armários da cozinha, cristaleira e peças de decoração.
E ainda sobre cores, pontuados nos tecidos, móveis e cor das paredes, o verde e o rosa foram eleitos para trazer frescor e leveza entre pretos, madeira e concretos. Destaque para os sofás em veludo verde musgo e o buffet em laca rosa nude. Na decoração, peças antigas de família fazem uma ciranda com objetos recém adquiridos contrastando o novo com o antigo, o bruto com o delicado, brincadeira que percorre todo o apartamento. Nos dormitórios e banheiros essa receita se repete e junto com alguns itens de decoração e mobiliário formam uma linha conceitual que dá unidade ao projeto, ao mesmo tempo, cada quarto é único e diferente respeitando a personalidade e estilo de cada morador.