-
Arquitetos: Camila Mourão Arquitetura
- Área: 410 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Felipe Petrovsky
-
Fabricantes: Eucanor, Fortstone, NeoSolar, Stella, Terra Brasilis, Vivarte
"Casa Lagoa" é um projeto autoral de Camila Mourão Arquitetura que traduz a leveza, o regionalismo e o requinte ecológico do litoral cearense. O projeto foi desenvolvido para uma família extensa, que aprecia a recepção de parentes e amigos. A missão era traduzir em um ambiente que pudesse acolher o máximo de convidados um refúgio repleto de paisagens naturais.
Localizada à margem paradisíaca da Lagoa do Uruaú, no município de Beberibe/CE, a Casa possui 410,52m² de área construída em um terreno de 10.542m². A construção no terreno virgem priorizou a preservação da vegetação nativa, com foco em elementos arquitetônicos naturais, conectando a beleza natural do ambiente externo com o aconchego do ambiente interno.
O layout é dividido em dois anexos: uma área social e uma área íntima, que associam a privacidade e o lazer essenciais aos seus visitantes. Como elemento conector destes dois anexos está o acesso através de patamares curvos, proporcionando uma maior fluidez no acesso ao terreno, acarretando um paisagismo único. A amplitude e integração dos cômodos oferecem conforto e tranquilidade solicitada pelos clientes.
O ponto de partida para a execução da Casa Lagoa foi a preservação da beleza natural do local. A combinação de elementos rústicos tradicionais do Nordeste com a proteção aos elementos naturais transformou o que há de mais precioso neste abrigo edênico. As soluções cheias de praticidade e os detalhes extremamente modernos são percebidos na iluminação do forro dos quartos, no forro do lavabo com peneiras de palhas iluminadas, e na iluminação do jardim que proporcionam uma atmosfera calma e envolvente. Já o piso em cimento queimado na cor branco, o deck em madeira e a piscina com revestimento natural que remete a cor da lagoa, reforçam o encantamento de seu ambiente nativo.
Como sistema construtivo, optou-se por oferecer o mínimo de danos à flora e à fauna locais, utilizando-se de placas solares por todo o teto da casa principal, o sistema de irrigação que proporciona a manutenção estável da saúde dos jardins, além da chuva artificial do telhado, que possibilita o refrescamento dos hóspedes nos dias mais calorosos de verão.
Após a sua conclusão, o terreno e o projeto formaram uma simbiose única e particular, trazendo uma beleza impar ao local. Beleza esta que também pode ser admirada de diversos pontos estratégicos, como o deck, a piscina de borda infinita conectada com o horizonte da lagoa ou até mesmo dos quartos.