-
Arquitetos: Thomas Frenk, Vapor arquitetura
- Área: 63 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Felco
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projeto para uma livraria de 63 m2 de área construída em uma loja térrea de edifício existente na rua Amaral Gurgel, na borda do Minhocão - via elevada na região central de São Paulo.
A primeira escolha do projeto foi manter o caráter original da loja - funcionava no local uma oficina mecânica, assim como outros imóveis ao lado que tem ainda hoje este mesmo uso. Uma ideia de adaptar o local para o novo uso sem apagar a memória da ocupação anterior, um projeto com a inserção de camadas em diálogo com as pré-existências de forma a caracterizar esta nova ocupação: uma livraria de bairro especializada em livros escritos por mulheres, à beira da calçada, convidativa a quem circula pela rua e aberta a encontros e eventos acerca do universo literário.
Os livros foram dispostos em estantes nos quatro lados da loja em um módulo quadriculado de marcenaria que otimiza a disposição dos livros e que percorre todo o perímetro do imóvel, liberando um espaço central livre para ocupações diversas. Esta camada das estantes gera um aconchego e um acolhimento a este espaço aberto ao mesmo tempo que contrasta com as pré-existências do imóvel - o piso cimentício, e as paredes e o teto com as pinturas remanescentes da antiga oficina.
Em meio às estantes foram criadas algumas aberturas - nichos ritmados na composição perimetral dos livros que denotam atenção - janelas que emolduram histórias possíveis, seja para dentro da loja ou para a rua, como as janelas que conformam as vitrines da livraria e que enquadram as cenas da cidade.