-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Área: 10268 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yong Zhang
Descrição enviada pela equipe de projeto. Nas primeiras horas da manhã de inverno, a cidade antiga está sempre envolta em neblina. É possível ver apenas vagamente as montanhas distantes do outro lado do Rio Yangtze. Mas, com o nascer do sol, a névoa se dissipa gradualmente e um novo dia cheio de energia começa. Lizhuang, como centro cultural durante a Guerra Sino-Japonesa, reuniu pessoas com ideais elevados e celebridades culturais de todo o país.
O projeto está localizado na área de Moonfield, na província de Sichuan, adjacente ao antigo local da Academia Chinesa de Construção, na margem do Rio Yangtze. Como "primeira cidade antiga do Rio Yangtze", o complexo de edifícios é conhecido como "Nove Palácios e Dezoito Templos". Sendo assim, Lizhuang possui uma textura de cidade antiga composta por casas tradicionais do sul de Sichuan, com impressões históricas insubstituíveis e uma cultura centenária. Portanto, a chave do projeto é lidar com a relação entre novos edifícios e vielas antigas, tradição e modernidade, e como expressar a cultura da Guerra Sino-Japonesa em forma de arquitetura. Com base nas considerações acima, tentamos criar uma paisagem arquitetônica que possa integrar características contemporâneas, locais e culturais ao projetar o Museu.
A estratégia de projeto formada a partir da escavação da singularidade do local inclui quatro aspectos. Ela responde às características do espaço da rua milenar com a "Internalização da Cidade Antiga". Responde às características do valor histórico da preservação cultural na Segunda Guerra Mundial com a estratégia de "História Contínua". Responde às características do contexto local da residência tradicional no sul de Sichuan com a estratégia de "Reconstrução do Pátio de Azulejos". Responde à lógica tectônica da arquitetura contemporânea com a estratégia de "Cornijas Flutuantes".
Para evitar danos à textura da cidade antiga, o museu tem apenas dois andares. E usando a técnica de deslocamento da forma arquitetônica, duas pequenas praças são abertas nos lados sudoeste e leste da base, unindo o espaço fragmentado da rua, tornando todo o local completo e aberto - mais adequado para as pessoas se reunirem e interagir. Ao internalizar a forma das cidades antigas, transformamos ruas e vielas tradicionais com complexas relações gráficas em protótipos de espaços de museu. A disposição do projeto interpreta a forma do pátio no sul de Sichuan, como quatro mãos segurando umas às outras, simbolizando a convergência de múltiplas veias culturais. O telhado do museu não apenas mantém a curvatura característica das moradias tradicionais locais, mas também incorpora elementos da arquitetura moderna.
Devido às suas condições geográficas únicas e forte atmosfera cultural patriótica, Li Zhuang tornou-se um dos locais de encontro para empreendimentos culturais. Esperamos herdar histórias patrióticas de geração em geração. Após um diálogo com a unidade de exposição, adotamos um espaço contínuo de pequeno volume para se adaptar a um estilo narrativo segmentado. A área de exposição é conectada por um fluxo em forma de "8", permitindo que as pessoas apreciem a paisagem do rio enquanto observam a exposição. A entrada e saída estão localizadas na parte inferior do edifício, enquanto a parte superior possui várias varandas com uma excelente vista de 270° do rio. Na área de exposição aberta, existem quatro escadas de acesso à cobertura, permitindo que a rota de visualização seja estendida mais uma vez. Há uma plataforma aberta na cobertura contínua que transforma a superfície curva em reta. Nela é possível ver tanto o pátio quanto o Rio Yangtze.
O pátio geral no segundo andar, o pátio da água no primeiro andar e o pátio de bambu no subsolo criam em conjunto uma estrutura tridimensional, fornecendo luz e ventilação para o espaço interno. Cortamos os tijolos usados na arquitetura tradicional e os arranjamos em um certo ritmo, formando painéis externos de concreto pré-fabricado para apresentar um perfil curvo. A laje de concreto pré-fabricada única (com altura máxima de até 7 metros) responde às características culturais regionais de edifícios residenciais no sul de Sichuan. Ao mesmo tempo, os componentes pré-fabricados continuam do lado de fora para dentro, tornando-se elementos importantes da expressão espacial.
De longe, a textura não pode ser vista em detalhes, mas pode ser percebida. Isso não apenas destaca a solenidade do volume, mas também lhe confere um senso de história; As peças arranjadas em ambas as direções formam uma textura que se assemelha a ondas brilhantes, evocando associações com o Rio Yangtze; Ao inspecionar de perto, é claramente visível e, ao tocar, é áspera e familiar. Para evitar que colunas estruturais bloqueiem a vista do Rio Yangtze, o segundo andar adota uma abordagem integrada de design arquitetônico e de fachada. Considerando os requisitos estruturais do telhado e a transparência da fachada, a equipe de projeto adotou o método de pilares estruturais densos. Utilizando o espaçamento de 1350 mm como o módulo para ecoar os componentes pré-fabricados da fachada, foram selecionadas colunas de aço com seções extremamente pequenas (100x160) como suporte estrutural vertical e, ao mesmo tempo, como esquadrias da fachada. Funções auxiliares, como tráfego vertical e salas de equipamentos, são componentes importantes de resistência lateral no centro do volume, ocultos atrás da fachada transparente. A espessura geral do telhado também é a mais fina possível - do lado de fora, o telhado aparece como uma "cornija flutuante".
O projeto adota o processo de modelagem BIM, que melhora a eficiência da colaboração profissional e completa tarefas de design complexas e não padronizadas de forma eficiente e precisa. O software avançado em todo o processo significa que, desde a fase inicial do projeto, o trabalho de todos os profissionais é realizado em um arquivo BIM unificado, incluindo projeto, otimização e construção. A informação de construção do modelo tridimensional visualizado em tempo real evita muitas modificações. O projeto levou apenas 180 dias desde a escavação da fundação civil até a conclusão da exposição interna. O Museu Lizhuang está integrado harmoniosamente ao complexo arquitetônico circundante composto por residências com telhados no estilo de Sichuan, respondendo ao espírito do lugar de forma introspectiva, contida e única, herdando o contexto da cidade antiga e compartilhando a paisagem do Rio Yangtze.