-
Arquitetos: Arnau Vergés Tejero
- Área: 400 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Marc Torra_fragments.cat
Descrição enviada pela equipe de projeto. Um objeto arquitetônico que identifica uma paisagem, um marco para as pessoas da região, uma caixa que protege o tesouro precioso da memória.
Uma cabana que até agora só continha poesia, com pilares de tijolos que pendiam do teto, e um telhado evocativo que rezava para sobreviver à sua última nevasca. O encanto do abandono é uma ilusão efêmera que não pode durar para sempre.
O objetivo do projeto é transformar esse espaço de trabalho da nossa tradição rural em uma moradia. Para enfrentar o desafio, analisamos e mantemos as proporções do volume, medimos as relações entre o vazio e o cheio, assumimos o esquema estrutural básico e idolatramos a composição dos materiais.
Também preenchemos os vazios com vidro e ar, criando janelas e marquises para os espaços sociais e treliças ou janelas para os quartos e banheiros; preservamos e consolidamos todos os elementos da construção para integrá-los ao projeto e dar-lhes um novo propósito; experimentamos argamassas de cal e argila vulcânica para criar revestimentos internos e externos fiéis aos existentes; utilizamos materiais cerâmicos feitos à mão. Procuramos ser autênticos.
E tudo isso porque gostaríamos que a nossa construção também surgisse da necessidade e da tradição. Porque gostaríamos de nos enxertar nelas. E porque, para dar um passo à frente, muitas vezes é preciso dar dois para trás.