-
Arquitetos: Simon Moosbrugger Architekt
- Área: 2400 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Simon Oberhofer
Introdução - A carpintaria da família Rüscher, que vinha crescendo há várias gerações, atingiu o seu limite. A estrutura envelhecida do edifício já não conseguia garantir um processo de produção econômico. Com a crescente industrialização no setor artesanal, não são mais apenas pequenas máquinas manuais ou estacionárias que estão em uso hoje. Embora antes os estábulos e garagens pudessem ser convertidos em oficinas, hoje os requisitos para uma “sala de trabalho” são extremamente complexos. Além dos requisitos rigorosos de proteção contra incêndio, prevenção de acidentes e higiene, o mais importante é dar aos processos de produção cada vez mais complexos o espaço que necessitam.
Com o novo edifício da oficina de carpintaria Rüscher na pequena comunidade de Schnepfau em Bregenzerwald, todos os requisitos foram reunidos sob o mesmo teto e foi criado um local de trabalho de alta qualidade e espacialmente flexível para as gerações futuras. Além de áreas de armazenamento, produção, administração e áreas para funcionários, o programa espacial é ampliado para incluir uma sala expositiva que serve de palco para exposições selecionadas e é generosamente apresentada como comunicadora ao mundo exterior.
Projeto - O novo edifício está posicionado com segurança na área verde em frente à cidade, que se estende ao longo de toda a extensão do poderoso Kanisfluh. Graças à clareza da fachada de madeira finamente estruturada e ao desenvolvimento econômico da altura, o edifício absorve as características essenciais do local e é assim capaz de se integrar no tecido estrutural da aldeia. As aberturas da fachada são posicionadas com precisão e geram panoramas variados da paisagem montanhosa para os usuários. A sala de produção também está equipada com cobertura envidraçada, o que permite uma iluminação extremamente uniforme e sem encandeamento. Todo o tráfego de materiais e passageiros é claramente controlado através da fachada leste, o que significa que os restantes lados do edifício puderam ser projetados sem requisitos logísticos. Enquanto a sala de máquinas e a área de artesanato foram projetadas para serem extra altas (altura de dois andares) por razões de flexibilidade e clareza a longo prazo dentro do edifício, a parte norte do edifício tem dois andares com a oficina de superfície no térreo. e as salas de escritório, funcionários e clientes no piso superior.
A estrutura aberta em torno do pátio interno do piso superior oferece uma visão panorâmica tanto para clientes como para colaboradores e garante as melhores condições de iluminação e a mais elevada qualidade de estadia. Enquanto o espaço expositivo se abre ao norte em direção ao centro da cidade, os espaços de escritórios ficam voltados para o interior do edifício para produção. A utilização de treliças de madeira de faia abre vistas irrestritas tanto da estrutura de madeira da oficina quanto da paisagem variada dos fundos de Bregenzerwald.