-
Arquitetos: co.rp arquitectos
- Área: 100 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Lourenço Teixeira de Abreu
-
Fabricantes: Efapel, FLOS
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto foca na reabilitação de um apartamento em Paço de Arcos. Localizada na primeira linha de edifícios, a casa desfruta de sua posição privilegiada em relação ao rio. Desde a fascinação pela vista do Rio Tejo até o conforto desejado, o projeto é concebido como uma extensão do cliente.
É ao herdar um apartamento fragmentado e desfigurado em sua relação interior de espaços que surge a necessidade de homogeneizar e sintetizar a vivência desta casa. Num gesto material e numa dimensão comum às existentes previamente, um pano se estende, aparecendo como um núcleo no hall da casa e contaminando os diferentes espaços sociais e privados da residência.
O hall é, portanto, a articulação e elemento fundamental, definindo o material em sua densidade e na separação entre a vida social e privada da casa. O destaque é dado a uma sala de estar com uma relação direta com a varanda, e esses dois espaços coexistem harmoniosamente isolados e afastados do restante da configuração da casa. A cozinha se abre para uma sala de jantar e ambas funcionam por osmose, o que significa que cada espaço se torna uma extensão do outro e vice-versa.
A ideia contamina todos os quartos em questão e abriga diversas funções essenciais para a experiência da casa, desde armários, guarda-roupas e portas interiores. Assim, estabelece-se uma síntese material que resolve e homogeneíza a fragmentação herdada. A constante faixa de 2,15 metros de altura, elemento definidor do projeto, flutua em relação à neutralidade do piso proposto, que se estende por toda a casa.