-
Arquitetos: Sakai Architects
- Área: 190 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:blitz studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal de médicos, emergencista e esteticista, com três filhos e um cachorro, a casa com um pequeno salão de beleza está localizada em uma área exuberante com vista para o Oceano Pacífico na porção norte da Ilha de Amami Oshima. Embora esta parte da ilha não tenha uma localização conveniente, com apenas algumas casas de férias e pousadas no entorno, o casal escolheu o local por dois motivos. Um deles é criar seus filhos na natureza; a outra é ter um momento relaxante para sair da agitação da cidade e regressar a um ambiente rico em natureza, em oposição a exigente função de médico emergencista. O terreno, com mais de 1.000 m², desce gradualmente sete metros da montanha até o mar, sendo a casa projetada para minimizar sua interferência na paisagem.
A residência de dois pavimento ocupa a parte noroeste do terreno em direção à montanha, enquanto o lado do oceano é coberto por um terraço, que funciona como uma transição entre o interior e o exterior, e o salão de beleza fica entre os dois. Os visitantes acessam a sala de estar da casa e o salão a partir do terraço. A circulação única reflete o costume antigo de parentes e amigos próximos usarem o engawa como entrada.
Dentro do bairro residencial, o primeiro pavimento consiste nas áreas molhadas e no espaço de armazenamento na encosta da montanha, além da sala de estar, jantar e cozinha voltados para o oceano. O segundo pavimento oferece um espaço privativo com o quarto principal e o quarto das crianças. A parede do pavimento superior voltada para o jantar de pé-direito duplo é parcialmente cortada a 1,08 m de altura, enquanto os quartos são divididos por um armário de 2,00 m de altura, permitindo que os moradores sintam a presença um do outro onde quer que estejam na casa. Além disso, o salão de beleza é envidraçado na parte superior sem interferir na privacidade dos moradores. As três áreas - a residência, o salão de beleza e o terraço - são conectadas livremente sob um telhado de shed que segue a inclinação do local.
A estrutura do edifício é construída em concreto armado para resistir a tufões. O telhado é feito de madeira para reduzir o calor, e sua leveza ajudou a reduzir o custo de melhorar o solo macio de um antigo campo agrícola. Além disso, a casa é naturalmente bem ventilada durante todo o ano graças à sua localização em uma colina. Isso permite que a família viva confortavelmente na sombra sem usar ar condicionado, mesmo no verão.
As janelas, inseridas para enquadrar vistas panorâmicas do mar e das montanhas, estão equipadas com beirais profundos para bloquear a luz solar intensa. A fachada oeste é completamente fechada para proteger o interior do sol extremo do oeste e garantir a privacidade da rua, mas claraboias são colocadas acima da entrada e da escada para trazer a iluminação necessária. A casa foi projetada como um espaço de descanso, onde os moradores se sentem seguros e protegidos enquanto vivenciam de perto a natureza abundante de Amami Oshima.