-
Arquitetos: AWMA
- Área: 165 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Silverhood Photography / AWMA
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Mesquita Rahma [Misericórdia] está situada na Região Nordeste do Paquistão, em um pequeno vilarejo fora da cidade de Mardan. Misericórdia [Rahma رَحمة] está ligada à palavra árabe para útero [Rahm رَحم] ressoando com inúmeras referências do Alcorão. Rahma significa a compaixão e misericórdia ilimitadas de Deus para com toda a criação. Ao conceber essa maravilha arquitetônica, nosso objetivo foi combinar elementos da tradição com expressões inovadoras de misericórdia encontradas na oração, na comunidade e no design espacial.
O envelope arqueado da Mesquita, caracterizado por uma formação curva de tijolos perfurados, homenageia o legado duradouro da misericórdia e articula ainda mais o volume para denotar a direção da oração, Qibla, alinhando os fiéis perfeitamente com seu ponto focal de fé, incentivando um estado de atenção plena (Khushu), e elevando o senso de presença espiritual. Esse recurso arquitetônico sutil, porém profundo, aprofunda a conexão entre os indivíduos e suas crenças espirituais, forjando uma unidade coletiva entre a congregação em sua adoração coletiva.
O minarete, um elemento fundamental na arquitetura islâmica, tradicionalmente permite que uma pessoa no topo convoque a comunidade, a reflexão individual e as reuniões congregacionais. Fugindo da convenção, reimaginamos conceitualmente o minarete rotacionado em 180 graus e posicionado acima da entrada. Essa mudança permite que o elemento seja universalmente acessível na parte inferior e cria uma experiência imersiva na entrada, oferecendo uma conexão visual com o céu acima.
Como inspiração, em nosso projeto anterior, 'The Hubb', em Londres, aplicamos o minarete para receber os visitantes pela estrutura reflexiva, invertendo o conceito tradicional do elemento, e substituindo o chamado vocal por um chamado visual para unir uma comunidade. O terreno também foi ativado com uma abertura, convidando as pessoas a entrar no minarete para uma reflexão individual.
A Mesquita Rahma em Mardan é mais do que uma estrutura física; é um testemunho vivo do compromisso da AWMA com a arquitetura centrada na comunidade. A construção utiliza materiais locais e emprega métodos de construção de baixa tecnologia para criar um espaço que fala intimamente com a comunidade que atende. Por meio de uma atenção meticulosa à ressonância cultural, artesanato local e simbolismo espiritual, a AWMA criou um espaço que transcende tijolos e argamassa. É um santuário de misericórdia e união, onde o espírito da comunidade converge com a visão dos arquitetos. A mesquita Rahma foi construída e operada pela comunidade; e só foi possível dar vida a essa visão trabalhando com a Penny Appeal como parceira de entrega, cujo conhecimento e experiência locais foram fundamentais. A mesquita Rahma é um ótimo exemplo de pessoas que se unem, unificando vontades e recursos para atender a uma necessidade coletiva mais profunda.