-
Arquitetos: Xiamen Urban Environment Design & Engineering
- Área: 3126 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Yingchun Feng, Zehua Zhou
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Montanha Nashan é um antigo vulcão com formato de escudo formado há 10 milhões de anos, com um conjunto completo de faces de erupção vulcânica, faces de transbordamento, falhas e outras estruturas geológicas. Também existem uma série de relíquias geológicas, como basalto, arenito, rocha sedimentar, brecha, peridotito, diabásio e cinzas vulcânicas. Um grande número de pedras yuhua, fósseis de madeira e fósseis de ossos foram descobertos nas areias do período Cretáceo. O maior patrimônio científico, de pesquisa e paisagístico da Montanha Nashan são as colunas de basalto.
Há cerca de 45 anos, após a "abertura" da China para o mundo exterior, os moradores locais usaram explosivos para explorar as montanhas em busca de materiais de construção. Como resultado, uma parte do vulcão foi cortada, revelando uma visão clara da estrutura do vulcão para os moradores. 20 anos depois, o governo local fechou a Montanha Nashan para proteger o ambiente e as relíquias geológicas vulcânicas. Há 10 anos, o governo local concordou em construir um parque geológico com um museu único e desenvolver a área como uma atração turística e uma reserva ecológica.
Nesse contexto, fomos convidados a desenvolver um parque geológico para unir a economia e a ecologia e atender à crescente demanda pelo turismo doméstico. Criamos um master plan com base no valor do patrimônio geológico do vulcão extinto, para que seu valor possa ser protegido e utilizado de forma sustentável.
O museu apresenta a excepcional importância geológica da Montanha Nashan. Com uma arquitetura inspirada na forma do vulcão em formato de escudo, a parte externa do museu é revestida com pedras da montanha local, que se integram perfeitamente ao ambiente. No interior, a estrutura espiral permite que os visitantes sigam o percurso em espiral. No lado de fora, o telhado funciona como um terraço de observação, onde os visitantes podem apreciar uma vista panorâmica das colunas de pedra, olhar para as estrelas ou fazer um piquenique. Eles podem voltar ao solo ao longo do caminho externo ou surfando na grama. Isso proporciona uma experiência espacial mais rica e oportunidades de interação interna e externa. O museu foi construído com materiais locais, incluindo basalto e tijolos. Dessa forma, o museu foi construído para refletir claramente a história da área e da natureza, mantendo os custos e a manutenção muito baixos.
Conseguimos introduzir a evolução geológica significativa e a história e cultura local usando a bela paisagem e a tecnologia 4D artística integrada a elementos locais e mesclamos as infraestruturas o máximo possível para aprimorar a experiência de visita da antiga geologia vulcânica.
O design do museu destaca a importância geológica da terra e promove a conservação e a conscientização pública. O Museu Geológico de Nashan é funcional, mas também escultural, oferecendo aos visitantes uma nova forma de explorar a arquitetura e a natureza.