-
Arquitetos: DATAAE, Xavier Vendrell Studio
- Área: 4784 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto aproveita a condição periurbana do terreno e a diferença de altura de 18 m entre as ruas para dividir o prédio e fornecer galerias aos três novos volumes, introduzindo espaço verde entre eles para melhorar suas vistas, exposição solar e ventilação cruzada. Para reduzir os movimentos de terra em um terreno com várias camadas rochosas, o projeto propõe um prédio superior com uma projeção de 4,20 m que diminui as fundações.
O prédio é organizado em dois conjuntos de apartamentos com acessos diferentes, um em cada rua.
Na rua superior, um único volume com 17 apartamentos (térreo + 2 andares) é organizado em torno de um corredor central com 6 apartamentos por andar. Na rua inferior, 22 apartamentos térreo + 4 andares com um corredor e 5 unidades em cada andar.
O projeto propõe tipologias com dois tipos de espaços intermediários, ambos de uso individual. Nas fachadas sudeste, há galerias bioclimáticas que melhoram a habitabilidade e a eficiência energética. Nas fachadas noroeste, há espaços filtrantes, abertos para o exterior, mas de uso privado. Estes melhoram a gestão da privacidade entre o passeio coletivo e a fachada envidraçada de acesso à moradia.
O resultado é um único tipo de apartamento que se adapta às diferentes condições de agregação e geometria sem perder sua lógica de funcionamento, um espaço abstrato de estar e jantar, retangular e passante, sempre com ventilação cruzada.
Tem acesso por uma extremidade e uma grande abertura no oposto, em contato com uma galeria bioclimática voltada para as vistas para o mar. Ao lado deste espaço central multifuncional estão a cozinha, o banheiro e os quartos, que variam em número e tamanho de acordo com a profundidade do volume.