-
Arquitetos: TJAD Atelier L+
- Área: 4 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:ZY Architectural photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com cerca de 60 domicílios, a Vila Shentan é a cidade natal de Xuefeng Feng, fundador da Liga dos Escritores de Esquerda e um famoso poeta moderno e teórico literário. O Museu de Literatura Xuefeng é um museu temático de literatura baseado nos recursos do patrimônio cultural da vila de Shentan e na carreira pessoal de Xuefeng Feng. O local está situado em uma área aberta escavada no sopé da montanha.
O edifício adota o modelo de construção de pátios com uma "conexão tridimensional alternada entre sólidos e vazios" para dissolver a escala geral e configurar a estrutura espacial termodinâmica de ventilação e iluminação naturais do edifício. Por meio de quatro pátios e plataformas, o padrão de planta homogênea é quebrado, e o volume inteiro é fragmentado, fortalecendo as características "in loco" do museu.
O edifício é estratificado na direção vertical, e o térreo é elevado para configurar a entrada principal e a plataforma de acesso na cobertura do segundo pavimento. Este pavimento é combinado com o volume branco através da plataforma, destacando a sensação do volume flutuante e contínuo, realçando a forma concisa e poderosa do edifício. O telhado dobrado cinza-escuro reforça o padrão ondulado do assentamento, ecoando a escala das montanhas e do vilarejo.
O terraço no extremo sul forma uma conexão espacial longitudinal com o pátio interno e se conecta com a escala da colina na parte posterior. O pátio vazio é conectado em três dimensões e combinado com a claraboia de ventilação saliente da sala de exposições, configurando um bom fluxo termodinâmico entre o interior e o exterior. O eixo longitudinal do edifício é consistente com a direção do vento sudeste dominante, que segue a forma geral do edifício.
O saguão de dois pavimentos forma o núcleo do espaço, de forma que a narrativa espacial geral e a circulação do edifício também estão centradas nesse local. Espaços públicos, como auditórios e cafés, são configurados em ambos os lados do salão, enquanto no lado oposto está a sala de exposições principal e o espaço logístico de escritórios. A escada circunda o hall e leva à sala de exposições e o café do segundo pavimento, que também conecta o estúdio da residência dos escritores e o espaço logístico.
A sala de exposições tem um fluxo interno contínuo do primeiro ao segundo pavimento e é combinada com o pátio e o terraço da cobertura, fornecendo uma pausa no meio da plataforma de observação com as melhores vistas voltadas para o lago e a vila. O café também está integrado ao terraço da cobertura para fornecer uma visão sudeste com vista para a Vila Shentan, configurando uma "visão distante" da Residência Antiga Xuefeng. Sob as rigorosas restrições de custo, o edifício reflete a história e a cultura através da materialização, do uso de contraste de tintas de textura elástica branca clara e cinza-escuro, refletindo a calma e a força com um senso de história.