-
Arquitetos: Zarine Jamshedji Architects
- Área: 380 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Syam Sreesylam
-
Fabricantes: Hansgrohe, Brick and Mortar, Cameleo, Crete-Kala, Fenesta, Frazer Systems, General, Interstellar, Nuance, Plus Light Tech, Rock Paper Scissors, Schnell Group , Toshiba Air Conditioners, Vitrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. Alarine incorpora a união das vidas profissional e pessoal da arquiteta Zarine Jamshedji e do veterano da construção Cornelis Alan Beuke. Jamshedji é a fundadora e arquiteta principal da Zarine Jamshedji Architects, e Beuke tem muitos anos de experiência em construção. Nota da arquiteta: "Procuramos por um local que ressoasse com nosso desejo de como e onde queríamos morar. A visão de como queríamos construir surgiu instantaneamente a partir disso. O desejo de ter uma casa que se 'mistura' verdadeiramente com a terra e a paisagem, que não seja intrusiva ou bloqueie o amplo campo de arroz para nossos vizinhos da extremidade posterior."
"A arquitetura pode ser sensível e atenciosa." Assim que encontramos o terreno, mal podíamos esperar para morar nele. Escolhemos a tecnologia de construção inovadora da Stereogram (sistema de construção de painéis 3D Schnell) por suas propriedades incomparáveis - resistência estrutural, isolamento térmico, velocidade de construção e a combinação perfeita de pré-fabricação e in-situ. O tempo total para construção, interiores e paisagismo foi de 6 meses graças também à parceria intensa com todos que trabalharam conosco. Durante um de nossos projetos visitamos uma oficina de corte de laterite para um grande muro de contenção sem cimento. Solicitamos à esta empresa a coleta da pasta de laterite descartada dos pisos da fábrica e a adaptamos como reboco para o muro, unindo um material de alta tecnologia por sua eficiência e um material de baixa tecnologia por sua naturalidade. Diferente de uma casa convencional, não há porta principal. O visitante entra por baixo de uma série de painéis solares em um espaço de convívio comum, sala de jantar e cozinha em planta livre onde, mais adiante, encontra uma área de estar sem pilares que se funde perfeitamente com a paisagem e o campo de arroz.
Vários móveis e luminárias são feitos de painéis Schnell descartados. Uma raiz de árvore antiga encontrada no local foi limpa e reaproveitada. O alicerce de uma antiga casa de bombas foi convertido em um espaço de estar ao ar livre. Uma antiga vala foi ampliada para formar um lago que armazena água do campo de arroz para irrigação e é reabastecido pela água coletada na cobertura. Foi utilizado também tanque séptico biológico para garantir a digestão adequada de esgoto e o mesmo reciclado para uso no jardim. O telhado verde foi plantado com Vetiver (Khus, grama milagrosa), tanto por suas propriedades quanto por sua estética para se fundir perfeitamente com o campo de arroz à frente. A árvore existente no terreno foi trazida de volta à vida. Princípios de permacultura foram incorporados à paisagem.
Uma paisagem sustentável não se trata apenas de como ela parece, mas o que ela faz. "Acreditamos que um bom arquiteto pode criar uma beleza atemporal com qualquer material, sem ficar obcecado com uma única linguagem ou estilo de design. Diferentes situações exigem nova arquitetura e devemos seguir tentando criar soluções sustentáveis mais eficazes". - Zarine Jamshedji.