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Arquitetos: Ateliers O-S architectes
- Área: 3099 m²
- Ano: 2022
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Fotografias:Cyrille Weiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto está localizado no coração da Escola Secundária Frédéric Joliot-Curie, na cidade francesa de Dammarie-les-Lys (Seine et Marne). Construído em 1965, ele ocupa um terreno de quase 5 hectares e é composto por 6 volumes independentes com uma área construída total de aproximadamente 10.000 m².
A operação visa reestruturar todo o bloco C. Ele está localizado no coração da escola em um ambiente paisagístico, entre o estacionamento dos funcionários (ao norte), a floresta (ao sul) e dois volumes dedicados ao ensino (ao leste e oeste). As galerias cobertas são articuladas nos caminhos externos entre o refeitório atual e os outros volumes circundantes. Na fachada sul, a cobertura que abriga os alunos enquanto esperam para entrar no refeitório e o desenho dos telhados são orientados para a floresta. Os ambientes no térreo permitem que as salas técnicas no jardim sejam iluminadas pela luz do sol. Os insumos para o refeitório são descarregados em uma plataforma localizada na fachada norte, no estacionamento dos funcionários.
A edificação é composta pelo térreo e pelo nível no jardim. O térreo é o onde está o refeitório. Ele contém as áreas de preparação e lavagem de pratos, as câmaras frias, as despensas, bem como o foyer dos alunos e a área de delivery .
O nível do jardim é composto por duas zonas. A primeira é acessível ao público diretamente do exterior e inclui espaços como clube de estudantes, academia e sala de música. A segunda zona é acessível apenas à equipe e inclui os arquivos, o depósito de móveis, os vestiários, o escritório do diretor e as salas de apoio.
O projeto busca reforçar a leitura de uma orientação claramente privilegiada ao estender o telhado alto para o norte e sul. Este telhado proporciona uma vista da floresta a partir da grande sala de jantar. Além dessa orientação norte-sul, as "alas" laterais se abrem para o oeste e leste, com a criação de uma entrada principal vinda do oeste em direção ao nível inferior do jardim.
Dessa forma, o projeto se apresenta como um volume muito simples, composto por dois elementos: um metálico conformado por painéis ondulados de cor cinza, que destaca o projeto do solo. Ele funciona como uma base e é organizado de acordo com o programa, propondo um conjunto de aberturas que revelam a volumetria interna.
Um elemento superior mais claro e suave em painéis de alumínio perfurados cobre o volume inferior como um chapéu. Ele envolve e traz luz para as áreas de refeição, fornecendo uma projeção que marca a entrada e serve como uma cobertura para proteger os alunos do clima. Todos os elementos técnicos da cobertura estão ocultos e integrados neste volume.