-
Arquitetos: Lez Arquitetura
- Área: 153 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Joana França
-
Fabricantes: Coral, Ladrilharia, Montepedra, Ubi Azulejos
Descrição enviada pela equipe de projeto. Casa com cara de casa. Foi assim que encontramos a melhor forma de descrever o Apê Galeria, apartamento de 150m2 localizado na Asa Norte, em Brasília. Nele tem projeto, tem detalhe, tem requinte, mas é justamente a presença humana, marcada pelo mobiliário, livros e peças de decoração pertencentes ao acervo pessoal dos clientes que provocam no indivíduo a instantânea sensação de estar em casa. A história do Apê Galeria começou de longe, quando o casal que hoje habita essa casa ainda morava na China e procuravam um escritório de arquitetura que topasse fazer todo o processo de projeto à distância. Foram muitas reuniões em horários alternativos até que chegássemos ao resultado final: um apartamento recheado de referências do mundo todo, assim como quem o habita, mas ainda assim, cheio de brasilidade.
A intervenção foi completa e envolveu todos os ambientes do apartamento. As paredes que antes dividiam o hall de entrada, a sala de estar e a sala de jantar foram demolidas, a fim de criar-se um espaço único e multifuncional. A parte social, portanto, tornou-se um espaço amplo e livre, onde, de um lado, criamos um espaço de leitura e do outro, a sala de estar, conectados pelo sofá modular que atende a ambas as extremidades do ambiente. A sala de jantar está logo ao lado, próxima à cozinha, podendo ou não estar integrada a ela por meio das portas de correr em serralheria e vidro canelado. Há de se observar que em todos os ambientes existe ao menos uma obra de arte, que, afinal, é o que faz do apartamento a cara de quem mora ali. Na cozinha não é diferente, o painel feito em lâmina de madeira natural faz a frente da torre quente, camufla a porta de acesso à despensa e também é plano de fundo para o quadro, fixado na laje por dois tirantes metálicos. Atenção especial também para a parede de azulejos atrás da bancada de serviços, nela mimetizamos a porta que dá acesso à lavanderia e ao depósito.
O lavabo é uma surpresa escondida. Quem vê de fora o painel de madeira que mimetiza as portas de acesso ao lavabo e à área íntima não imagina o que encontra por trás. Uma caixa totalmente revestida em ladrilhos hidráulicos desenhados pelo nosso escritório. Piso, teto e paredes, associados à iluminação embutida no piso, criam a atmosfera cenográfica buscada para este espaço. No quarto de hóspedes, um toque de cor. Fizemos a pintura em meia altura na parede para funcionar como cabeceira e trazer personalidade ao ambiente que sofreu pouca intervenção. Nesse espaço, o mobiliário solto e a decoração fazem o diferencial.
O banheiro social é simples e funcional. Nele destacamos principalmente o gabinete abaixo da bancada, desenhado em marcenaria e serralheria. Os metais escolhidos na cor preto fosco se destacam no fundo neutro criado pelas paredes revestidas em tijolinhos brancos. Na suíte nos atentamos ao essencial. Cabeceira, mesas de apoio e painel feitos em madeira laminada garantem a unidade visual e traduzem a tranquilidade e aconchego que pensamos para o lugar de descanso do casal. Para o banheiro, os clientes tinham o desejo de ter uma banheira de imersão, mas também um chuveiro, para isso, criamos uma grande área molhada revestida em ladrilhos para satisfazer essa necessidade.