-
Arquitetos: wulf architekten
- Área: 3996 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Brigida González
Descrição enviada pela equipe de projeto. O novo quartel de bombeiros reúne seis unidades de combate a incêndio anteriormente independentes em um local estrategicamente situado em Straubenhardt. O projeto foi concebido com o objetivo de implementar a construção circular e o planejamento sustentável de acordo com o princípio "Cradle to Cradle".
A separação e sobreposição dos níveis funcionais individuais e o uso do terreno inclinado fazem parte do conceito fundamental de projeto. Como resultado, a superfície do solo selada foi minimizada e, além disso, a estrutura do volume se encaixou harmoniosamente na topografia. A base maciça de concreto é cortada no declive e a fachada voltada para o norte se abre para a rua.
Dentro estão a garagem para os veículos de combate a incêndio e todas as instalações necessárias para as operações, bem como áreas técnicas de armazenamento. O nível intermediário ao ar livre possui dois átrios e capta a paisagem circundante. Ele é acessado por uma rampa externa e serve como um estacionamento e área para eventos. Acima disso, há uma estrutura de madeira envolta em uma fachada homogênea de metal expandido branco. Ela abriga uma sala de aula, áreas de escritório e outros espaços compartilhados. A sobreposição das diferentes zonas funcionais é claramente reconhecível desde o exterior, criando uma aparência distintiva que estabelece uma forte identidade.
Utilizando materiais recicláveis facilmente separáveis e reutilizáveis quando desmontados, o volume é um valioso fornecedor de matéria-prima e recurso futuro de material. O novo quartel de bombeiros, um dos primeiros edifícios "Cradle to Cradle" em toda a Alemanha, é um edifício pioneiro cujo caráter exemplar atua como um estímulo importante para empreendimentos futuros.