-
Arquitetos: TJAD Original Design Studio
- Ano: 2023
-
Fotografias:Yong Zhang, TJAD Original Design Studio
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Ponte da Seda está localizada na margem sul do rio Qiantang, em Hangzhou, China. Ela faz parte do projeto de renovação do espaço público de 12 quilômetros realizado pelo Original Design Studio of TJAD. Devido à comporta de Xiaoshan, pedestres e veículos motorizados misturavam-se na passagem estreita. Era um ponto de ruptura no espaço à beira-mar. O design da ponte segue a continuidade da pista de esportes. Uma rota que originalmente precisava contornar a comporta agora se tornou uma passagem com vista para o rio Qiantang. Dessa forma, o maior ponto de ruptura urbana na margem do rio foi conectado. Ele fornece transporte conveniente para os cidadãos e serve como uma plataforma para caminhadas e passeios, melhorando a visualização e diversidade da paisagem ao longo do caminho.
Na margem sul do rio Qiantang, devido às regulamentações de proteção do aterro, é difícil encontrar um ponto que permita inclinar-se para fora. Ao aproveitar a conexão do ponto de ruptura, a ponte incorpora mais funções e experiências. Em ambas as extremidades da ponte, a praça da escadaria ampliada expande os atributos públicos da "ponte" e se torna um local de encontro para atividades urbanas.
As duas passarelas são divididas em ambos os lados - o lado próximo à comporta do navio responde à história, e o outro lado de frente para o rio Qiantang responde ao futuro. Os dois caminhos convergem no meio da ponte. A estrutura invertida forma um espaço de atividades, conectando as pessoas na estrutura da ponte. Os cidadãos podem admirar o rio e o fluxo interminável de navios através da grade no piso.
Neste projeto, os arquitetos trabalham em estreita colaboração com a equipe de engenharia estrutural para que a altura e as dimensões da ponte possam mudar gradualmente com a tensão estrutural - a extremidade inicial da treliça da ponte tem 3,5 metros de altura e 12 metros de largura, e gradualmente se eleva a 8 metros de altura e 6 metros de largura no meio, formando uma curva suave e elegante. O vão da ponte atinge 180 metros, que é apenas 10 metros a menos do que o vão máximo da Ponte Fuxing. O equipamento é um cabo de alta resistência de vanádio selado com diâmetro de 140mm, e essa ponte é o projeto com o maior diâmetro e comprimento desse cabo na China.
Durante a construção, foi necessário garantir que os navios pudessem passar pela via navegável, o que trouxe um complexo desafio. A ponte é dividida em três seções - a seção central é temporariamente sustentada e deslizada para a posição de instalação na água, e as outras duas seções são montadas diretamente na margem do rio usando um método de construção protendido, sendo o único no distrito de Binjiang.