-
Arquitetos: AKAIKE TOHYAMA ARCHITECTS
- Área: 808 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Masaki Hamada (kkpo)
Zoneamento para criar interação entre diferentes faixas etárias - Este é um projeto de realocação e construção de uma creche em Tóquio. A área possui uma atmosfera generosa, com zonas residenciais se espalhando em direção à planície de Musashino e às colinas de Sayama. O prédio anterior era uma estrutura de concreto armado de dois andares, e as atividades das crianças eram divididas entre os andares superiores e inferiores. O cliente desejava uma estrutura de madeira de um único andar para o novo volume, a fim de enriquecer a interação e as experiências de crianças de diferentes idades. Ao posicionar a creche, o salão e outras funções de cuidados infantis no primeiro andar e a recepção e outras funções da equipe no segundo, o zoneamento foi projetado para evitar a divisão das atividades das crianças e criar um ambiente que facilite a interação entre diferentes faixas etárias.
Todo o terreno é um "parquinho" o qual permite que as crianças caminhem tanto dentro quanto fora - Devido à exigência de uma estrutura de madeira de um andar, número de vagas de estacionamento para bicicletas, área de cuidados infantis e as condições do local, foi previsto desde o início do projeto um pátio compacto. Em vez de criar um único grande playground, pequenos parquinhos foram espalhados por todo o local. Especificamente, o volume das salas foi disperso, e o "parquinho" foi espalhado ao redor deles, unificando-se com sistema de circulação que conecta suavemente o interior e o exterior. O objetivo era criar uma creche onde as crianças pudessem passar seu tempo livremente, expandindo as áreas de atividades por toda a escola. A planta foi desenhada para estimular os cinco sentidos e criar uma variedade de atividades por meio do uso de aberturas que permitem fácil acesso às salas de aula e salão, além de planos irregulares, diferentes texturas do pavimento do pátio e árvores que dão flores e frutos em diferentes épocas do ano.
Cinco casas de madeira em forma de creche - A altura do telhado plano foi mantida baixa, e os tetos altos e os cinco volumes em forma de casa no segundo andar foram projetados para combinar com a escala das casas isoladas ao redor, criando uma estrutura suave que se mistura com a paisagem urbana. As vigas na creche e no hall foram projetadas para ficarem expostas, e o calor da madeira envolve o espaço, enquanto cada volume possui uma estrutura diferente para dar a cada lugar seu próprio caráter. O uso de madeira não apenas para o interior do volume, mas também para o exterior e paredes cria uma atmosfera acolhedora tanto dentro quanto fora, tornando a edificação pré-escolar adequada para crianças onde quer que seja tocada.
Uma edificação pré-escolar pequena e seu jardim - Para fazer com que o jardim de infância se misture com a comunidade, o volume foi disperso por todo o terreno, e o pátio foi criado nas extremidades. Propusemos uma creche com um corredor que conecta o pequeno jardim com um espaço semelhante a uma rua estreita, permitindo que as crianças caminhem dentro e fora. O proprietário decidiu que um grande pátio para eventos esportivos não era necessário para o cuidado diário das crianças, e a ideia de que o pátio deveria ser pequeno o suficiente para permitir que as crianças expandissem suas brincadeiras foi a chave para este projeto.