-
Arquitetos: STUDIOKAS
- Área: 828 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mario Wibowo
-
Fabricantes: Cibes Lift, Parklex Prodema, Reynaers Aluminium, Woodlam Indonesia
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada no bairro nobre de Kebayoran Baru, em Jacarta, a Casa Ciasem é lar de um casal e seus três filhos. Como uma residência privada em Jacarta, uma cidade com alta exposição ao sol e precipitação intensa, especialmente situada em uma área movimentada com muitas instalações públicas, a verticalização é uma resposta aos desafios de privacidade e clima.
Três caixas são empilhadas e deslocadas para formar a estrutura básica da casa. O empilhamento não apenas cria uma dinâmica espacial específica, mas também representa a hierarquia de zoneamento. Cada caixa serve sua própria função; quanto mais alta, mais privada ela se torna. A caixa do meio possui paredes sólidas voltadas para a rua, proporcionando privacidade. Enquanto a caixa superior é parcialmente sólida, permitindo a entrada de luz solar e uma vista da rua, também atua como o telhado da casa. A lacuna entre cada caixa cria a ilusão de leveza, como se as caixas estivessem flutuando umas sobre as outras. As caixas empilhadas e deslocadas também ajudam a criar um espaço de sombreamento abaixo delas, que borrão a linha entre área interna e externa.
No lado direito da casa, outra caixa aparece e funciona como a circulação vertical principal da casa. Completa com escadas e um elevador, esta caixa conecta todas as três caixas empilhadas. Cobrir todas as caixas com diferentes materiais, como madeira, aço, vidro e concreto, ajuda a identificar as diferentes zonas e programas de cada caixa.
A entrada da casa é feita por um corredor que leva à porta da frente, localizada no lado direito da casa, e escadas diretamente para o segundo andar. A entrada é propositalmente escondida, mas possui um terraço espaçoso o suficiente com assentos. O primeiro andar funciona como uma área de serviço e é composto por uma garagem, despensa e sala de instalações para permitir manutenção ocasional sem interferir com áreas mais privadas no andar de cima. O segundo andar possui um hall de entrada, sala de estar, sala de jantar e cozinha, com um pé-direito de 3,2 metros e portas de vidro deslizantes que se abrem totalmente para o jardim e terraço, criando uma ilusão de continuidade entre o interior e o exterior. O terceiro andar é a área mais privada da casa. O quarto principal e os dois quartos das crianças estão conectados com o pátio interno e terraço no meio. O quarto principal possui vista para a rua e é coberto por painéis de madeira que filtram a luz e mantêm a privacidade. Por fim, o terraço do telhado foi projetado para desfrutar da vista ilimitada da área vizinha de Kebayoran Baru e até mesmo dos arranha-céus do SCBD, Distrito Central de Negócios de Sudirman, um dos distritos comerciais mais movimentados de Jacarta.