-
Arquitetos: Visioarq Arquitectos
- Área: 15939 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Fernando Guerra | FG + SG
Descrição enviada pela equipe de projeto. O Renaissance Porto Lapa Hotel é um novo hotel português inaugurado em 23 de abril na cidade do Porto, com arquitetura do Visioarq. O desafio proposto de projetar um hotel 4 estrelas como refúgio urbano elegante e sofisticado, rompendo com o conceito tradicional da maioria dos hotéis dessa classificação, foi atendido com um forte investimento na arquitetura.
O projeto promovido pelo grupo canadense Mercan, cujo investimento atingiu cerca de 56 milhões de euros, concretiza a estreia em Portugal da Renaissance Hotels, marca pertencente ao portfólio global da Marriott Bonvoy, que integra mais de 30 marcas hoteleiras em todo o mundo.
O hotel oferece 163 quartos e suítes, uma sala de conferências e eventos para 500 pessoas, uma piscina infinita na cobertura, restaurante, bar e terraço com uma vista panorâmica única sobre a cidade do Porto, em uma localização muito central. A construção do Renaissance Porto Lapa Hotel foi decisiva para a reabilitação de uma área de 3 hectares no Porto, respeitando critérios rigorosos de sustentabilidade, e foi concluída por equipes de designers que trouxeram múltiplos resultados ao projeto.
A fachada principal do edifício foi revestida com um metal microperfurado que funciona como uma "segunda pele", para estabelecer uma relação urbana com a encosta existente no histórico bairro da Lapa, protegendo e tornando visualmente mais leve esse grande hotel. As "velas" metálicas que formam um padrão geométrico evocam os barcos do Douro e o design dos ladrilhos hidráulicos, em uma homenagem discreta aos elementos que marcam a cidade do Porto.
Ritmo e diversidade também são encontrados na fachada oeste, onde um sistema de revestimento com elementos verticais de grande leveza e plasticidade, em madeira Accoya natural modificada, faz a conexão com o grande parque verde. Esse revestimento também desenha texturas e diversas composições de vazios geométricos, em uma abordagem contemporânea em que a sustentabilidade apresenta o Renaissance Porto Lapa Hotel como uma referência do futuro.
Um dossel assimétrico e altamente expressivo foi o elemento escultural escolhido pela Visioarq para marcar a relação de escala com o edifício. Esse é o elemento que marca a chegada dos hóspedes e conecta os dois volumes que compõem o hotel. A piscina infinita, suspensa em um vão de 3 metros acima da cobertura e com vista para o Atlântico, é o ponto de encontro entre o hotel e a cidade, assumindo-se como um novo ponto de vista privilegiado do "World's Leading City Destination in 2022": Porto.
Deve-se destacar a complexidade da execução dos elementos estruturais da fachada e da piscina em balanço, bem como da cobertura em concreto pré-moldado, simulando mosaicos em grande escala com estrutura metálica oculta, que levou 6 meses para ser concluída.
A arquitetura do novo Renaissance Porto Lapa Hotel é baseada em um conceito sólido: fazer a cidade crescer com formas inspiradoras, usando a simplicidade e a elegância do estilo de vida cosmopolita. Uma nova atmosfera na cidade será proporcionada pelo novo e reabilitado parque verde do Renaissance Porto Lapa Hotel, que poderá ser desfrutado livremente por todos os habitantes da cidade do Porto.