-
Arquitetos: Alberto Campo Baeza, MQ Architecture
- Área: 335 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Javier Callejas, Marco Anelli, William Mulvihill
Descrição enviada pela equipe de projeto. Quisemos construir um edifício muito simples e sóbrio e ao mesmo tempo muito bonito, o mais bonito do mundo. Entendemos que este novo prédio deveria complementar o edifício principal do MagaZZino. Para isso, ele foi disposto em uma linha perpendicular ao primeiro, criando entre eles um recinto único. A nova ampliação é afastada do conjunto principal na distância adequada para resolver questões funcionais.
A altura do pé direito será de 11 m, semelhante às construções existentes. Assim como a altura da cornija. O acordo de proporções, medidas e alinhamentos garante uma boa relação entre as construções. Entendemos que um tema central, importante, é a união entre o edifício atual e o novo, resolvida com uma avenida projetada como um plano comum de acesso que, ao atravessar o prédio novo, permite uma transparência no térreo como fundo de perspectiva que funciona muito bem espacialmente. Esse espaço transparente será o vestíbulo do novo edifício, que também abrigará as funções de bar.
À esquerda do acesso estaria a sala para os vidros de Murano, com pé direito duplo, e uma ou duas paredes translúcidas, além da seleção de peças de vidro flutuando no ar e evidenciando sua transparência. As vitrines de Vignelli podem ocupar as paredes dessa sala. Será um espaço muito interessante. No andar superior do vestíbulo-bar podem estar as Cerâmicas.
À direita do vestíbulo, ficaria a Sala de Exposições temporárias. Como é bem ampla, acreditamos que poderia ser usada como auditório com cadeiras bonitas e empilháveis quando houver conferências. O edifício pode terminar ali com um pátio adequado. Ou, se acharmos conveniente prevendo usos futuros, as paredes podem continuar se encaixando no terreno e gerando alguns espaços que podem ser ocupados posteriormente. Os banheiros são generosos e ficam próximos às escadas.
E do lado de fora, entre o Museu e o novo prédio, o Pavilhão Olnick Spanu, pequeno, de 6x6x6 m ou 9x9x9 m, conectado através da avenida principal. Ele servirá como um espaço especial para receber cada nova obra do MagaZZino, antes de ser incorporada a ele.
Abaixo da área de Murano, foi criado um subsolo para possíveis salas de aula, bem iluminado através de um simples pátio inglês. Acreditamos que a solução é topograficamente adequada e entendemos que a influência da área úmida existente pode ser deslocada com meios geotécnicos simples.