-
Arquitetos: Tchoban Voss Architekten
- Área: 1636 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ilya Ivanov
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado no distrito de Wannsee, em Berlim Steglitz-Zehlendorf, este edifício residencial de três pavimentos com estacionamento no subsolo está situado às margens do Lago Griebnitzsee. Em um local exposto à beira da orla, a propriedade se amplia em direção à margem. Nas imediações está o Babelsberg Park, com o palácio de mesmo nome, bem como o Glienicke Palace Park.
O edifício é orientado pela geometria do terreno e se amplia em direção à costa. A forma do edifício é escalonada com curvas amplas, que estruturam visualmente o volume. A altura do edifício, bem como a disposição dos pavimentos, refere-se diretamente à topografia, com sua inclinação em direção à água.
A construção em madeira ventilada na parte posterior, feita de ripas em losango em freixo esmaltado, estrutura a fachada verticalmente. Horizontalmente, a fachada é dividida por faixas metálicas revestidas de cor branca e resistente às intempéries. As curvas expressivas das janelas e varandas salientes acentuam ainda mais a fachada e a forma do edifício, permitindo vistas generosas do lago e trazendo a natureza circundante para o interior do edifício. As janelas articuladas de alumínio, do piso ao teto, garantem interiores iluminados. Do nível do jardim para cima, as varandas são equipadas com guarda corpos de vidro, cujo padrão listrado corresponde à estruturação vertical da fachada de madeira. As fachadas sul, leste e oeste têm um toldo vertical motorizado com proteção solar externa.
As unidades do jardim têm acesso direto por uma escada externa na extremidade nordeste do edifício. Todas as outras áreas sociais são acessadas pela escada central na entrada principal. Os espaçosos terraços ficam ao lado das unidades convencionais. Além disso, a maior parte da cobertura plana é reservada para uso do terraço, em parte como cobertura com vegetação intensa e em parte com um deck de madeira.
O acesso à propriedade é feito pela rua por meio de um sistema de portões. A área de acesso foi projetada para pedestres e carros. O jardim tem uma identidade de parque.