-
Arquitetos: Katie Paterson, Zeller & Moye
- Área: 209 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Iwan Baan, Hunter Kerhart
-
Fabricantes: East Bay Batch and Color, John Lewis Glass, Inc., VCG Global
Descrição enviada pela equipe de projeto. Zeller & Moye anuncia Mirage, uma escultura pública realizada pelo escritório de arquitetura em parceria com a artista Katie Paterson. Localizada no olival vizinho ao Centro de Visitantes do Apple Park, Mirage (2023) inclui mais de quatrocentas colunas de vidro que se entrelaçam entre as oliveiras. Os pilares de vidro puro fundido são feitos com areia coletada de desertos ao redor do mundo. Mirage foi fundido em cilindros individuais de vidro, cada um com 1,80 metros de altura, por especialistas em vidro, com a ajuda de cientistas especializados em materiais.
Receitas de vidro únicas foram formuladas para cada deserto, resultando em pilares com sutis variações de cor e textura. Métodos inovadores foram inventados para trabalhar o vidro nessa escala, combinados com técnicas antigas de fabricação no material.
No conjunto, as colunas combinam os desertos do mundo transformados em um material líquido, que flui como uma duna moldada pelo vento. Mirage é uma obra de arte global. Em um espírito de cooperação, a areia foi coletada de forma sustentável, em colaboração com a UNESCO, geólogos e comunidades de todas as regiões desérticas do mundo. A obra presta homenagem a cada uma das terras de onde veio e às pessoas que as cultivam, preservam e sustentam.
Mirage tem uma forte presença material, conectando-se aos elementos e refletindo o ambiente. Durante o dia, a escultura varia em iridescência, e ao entardecer brilha suavemente. A experiência de contemplar a passagem da luz se torna uma forma de meditação: o tempo para. Os visitantes podem interagir com a obra, caminhando ao seu lado e através dela, onde o vidro parece se fundir sutilmente com a paisagem, como um miragem do deserto.
Mirage cria um momento de pausa, convidando todos os visitantes a diminuir a velocidade e sintonizar com a imensidão e preciosidade de nosso planeta. Não há nada parecido em nenhum outro lugar da Terra.
"A areia, tão onipresente na Terra, é um marcador do tempo. Mirage cria a experiência de estar envolvido pelos espaços sublimes da Terra. Cada peça de vidro é um portal para paisagens de outro mundo. A obra é onírica: as cores são contemplativas e o vidro possui um brilho natural que cria reflexos infinitos. Esperamos que Mirage crie uma experiência sensorial que desperte a imaginação e conecte os visitantes com a imensidão da Terra e seus preciosos espaços naturais". Katie Paterson
"Os visitantes experimentam Mirage caminhando ao longo de colunas que revelam histórias dos desertos do mundo. A escultura se desdobra peça por peça, gradualmente mudando de cor, textura da superfície e consistência do material." Christoph Zeller
"A estrutura foi projetada em equilíbrio com a natureza. As barras de vidro são dispostas como uma série de paredes curvas que serpenteiam pela trama de oliveiras, definindo um espaço semi-fechado semelhante a um jardim interno. A composição espacial ativa a paisagem existente do parque, criando um local inesperado de encontro social e contemplativo para que os visitantes e funcionários relaxem, deitem na grama, façam um piquenique ou brinquem." Ingrid Moye