-
Arquitetos: Stanaćev Granados
- Área: 72 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Manu Granados
Descrição enviada pela equipe de projeto. No ano de 2021, fomos encarregados de projetar uma pequena casa localizada em Matanzas, uma cidade costeira do Chile reconhecida por suas excelentes condições para a prática de esportes aquáticos. O cliente solicitou uma casa de 70 m² com dois quartos e dois banheiros, pensada para um público jovem, que deveria ser econômica e preferencialmente desenvolvida em dois níveis para ter vista para o mar.
A Casa Kuvo se apresenta como um prisma de 6x6x6 metros. Com aparência abstrata e aparentemente dissociada do seu entorno, veremos que o tratamento das diferentes fachadas e suas aberturas quadradas alinhadas com o volume respondem as necessidades de iluminação, ventilação, oportunidade de vistas desde os espaços internos e, é claro, a cada uma das orientações: ao sul e oeste, a casa se torna quase silenciosa para se proteger dos fortes ventos do sul, evitar o superaquecimento durante o dia e a perda de calor durante a noite, ao mesmo tempo em que se esconde dos olhares dos futuros vizinhos. Por outro lado, as faces norte e leste se abrem para o sol da manhã e as vistas.
O uso do branco no revestimento exterior tem um duplo sentido: por um lado, acentuar a volumetria nos dias ensolarados, por meio do jogo de claro-escuro de suas faces, e por outro, fazer com que a casa se torne evanescente nos momentos de neblina costeira que se desloca do mar para o interior.
Por ser uma casa de férias e para aluguel, devendo suportar um uso mais despreocupado, além de estar localizada em uma área de ambiente marinho e cuja construção deveria ser econômica, propusemos uma arquitetura que pudesse ser construída de forma parcimoniosa, com uma expressão material crua que assumisse naturalmente a passagem do tempo. Concebemos uma casa onde os detalhes estão mais nas decisões gerais do que na pequena escala ou sofisticação.
Nesse sentido, optamos pelo uso da madeira como único material; o exterior é feito com pinus bruto, enquanto no interior usamos pinus escovado sólido acetinado. Em ambos os casos aproveitamos a textura da madeira de forma diferente.
As janelas niveladas e o tratamento de todas as portas exteriores reforçam a ideia do volume, tornando possível manter as fachadas sem outras sombras além das geradas pelas tábuas do revestimento.
O programa se desenvolve em dois níveis por meio da estratégia de compactar os serviços e equipamentos no perímetro, liberando a maior quantidade de superfície. Dessa forma, o nível inferior possui um único espaço aberto e flexível de sala, jantar e cozinha, além de banheiro e espaços de armazenamento.
No nível superior estão localizados os quartos e o banheiro principal. A escada, também levada ao perímetro e parcialmente oculta, é uma espécie de espaço dinâmico que se abre para a própria casa e para o exterior à medida que sobe.