-
Arquitetos: studio prAcademics
- Área: 740 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Inclined Studio, Manan Surti Photography
-
Fabricantes: Apar, Asian Paints, Bharat Bricks, Century Plywood, Daikin, Greenlam, Greenply, Norisys, Saint-Gobain
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa Anel está localizada em Jaspur, no subúrbio norte de Ahmedabad, Índia. Enquanto um canal de água passa pela borda sul do terreno, campos agrícolas cercam os demais lados. Com água, campos verdes e mais de 120 árvores ao redor, predominantemente mangueiras e árvores de sapota, o local é um abrigo para uma variedade de pássaros, um elemento importante da biodiversidade do contexto. O projeto proposto é uma casa de finais de semana para uma família de grande porte, composta por 14 membros, incluindo quatro crianças menores de dez anos. Como o local está cercado por características naturais, pretendemos inserir cuidadosamente a forma construída, sem alterar o conjunto existente.
Identificamos uma zona sem árvores frutíferas e tentamos moldar o volume de forma compacta, criando assim um impacto menor no solo. O terreno possui níveis variados, e o programa evoluiu com a integração do projeto paisagístico e os níveis existentes. A zona onde a casa seria construída foi elevada em 3 metros e concebida como um platô com áreas gramadas. Este platô elevado abriga parcialmente o volume principal, enquanto o restante das áreas construídas é projetado em balanço. Propor a casa em um nível elevado proporcionou inúmeras oportunidades para o pátio e para a casa serem cercados pela folhagem densa das árvores frutíferas, com pássaros circulando frequentemente.
A forma construída se inspira na tipologia tradicional de vilas da região de Saurashtra, em Gujarat, onde o "faliyu" - o pátio, é um espaço de entrada aberto ao céu, fornecendo luz e ventilação adequadas, "osri" - a varanda linear, se torna o espaço intermediário frequentemente usado para encontros informais, área de circulação e quarto ocasional. A cozinha e quartos são organizados para além da varanda linear a fim de manter a privacidade intacta e criar conforto térmico com luz solar controlada e ampla ventilação.
Para criar um volume compacto, a massa construída assumiu a forma de um anel. Aqui, o espaço circular de entrada "faliya" se torna um local de encontro, permitindo que a luz solar penetre através das fendas criadas ao levantar o teto circular. "Osri" aqui serve seu propósito tradicional de corredor de circulação, dividindo os quartos, cozinha e área de jantar do espaço de estar. À medida que as paredes revestidas de tijolos e camadas de espaços internos circundam as áreas de estar, formando o anel, a massa construída recebe perfurações estratégicas, criando uma variedade de molduras para a paisagem naturalmente preservada a partir dos espaços internos. A projeção da laje inclinada foi criada para fornecer sombreamento às paredes e aberturas.
Nós, do studio prAcademics, nos dedicamos a investigar a interação entre a dinâmica do corpo humano e a sutileza dos espaços. A percepção geral sugere que o espaço permanece congelado e tudo, incluindo os seres humanos, gira em torno dele. Muito raramente, a manifestação física da dinâmica humana e o espaço se invertem, e é ele que começa a girar em torno de tudo.