-
Arquitetos: Asaf Lerman
- Área: 1200 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Nimrod Levy
-
Fabricantes: Ackerstein, Kasso, MARAZZI
Descrição enviada pela equipe de projeto. A. Lerman Architects apresenta o MIDBARIUM, um parque excepcional dedicado a promover a conscientização ambiental nos arredores do deserto ('MIDBAR' = DESERTO) de Be'er Sheva. Seus espaços abertos, cuidadosamente projetados, replicam vários elementos naturais e exibem a diversa vida selvagem da região. Uma equipe multidisciplinar de especialistas de Israel e do exterior colaborou no projeto, sendo A. Lerman Architects responsável pelo projeto arquitetônico. Tradições locais informam o design da estrutura do telhado de entrada dos habitantes do deserto. Moldada em concreto bruto, ela se assemelha a uma estrutura de tenda cobrindo 1.800 metros quadrados e recebendo os visitantes em um espaço fresco e sombreado. Essa estrutura foi projetada em parceria próxima com o engenheiro de construção Rafi Bat, conhecido por seu trabalho na arquitetura brutalista mais icônica de Be'er Sheva dos anos 1960: a Prefeitura e a Biblioteca Universitária.
Ao contrário da arquitetura brutalista tradicional, reconhecida por enfatizar peso e massa, a experiência em concreto do engenheiro sênior foi essencial para desenvolver uma delicada grade triangular de vigas. Luz e sombra são projetadas através da grade semelhante a um véu, definindo os limites do espaço público do evento. Sob o telhado, um vibrante campo de atividades se desdobra, incluindo passarelas interconectadas, quiosques convenientes, serviços essenciais, uma loja, um anfiteatro versátil, áreas de estar e pontos de informação. Esses elementos são estrategicamente posicionados próximos às entradas e saídas do parque.
O telhado também canaliza de forma inteligente o ar fresco em direção ao prédio educacional adjacente. Passagens estreitas conduzem o ar fresco através do sistema de circulação do prédio. O ar-condicionado é substituído por ventilação ecológica, alinhando-se perfeitamente com o compromisso do Midbarium com a sustentabilidade.
A. Lerman Architects é reconhecida como a primeira escolha de clientes que desejam desenvolver projetos em Israel. Este projeto acrescenta-se à sua história de colaboração com renomados arquitetos internacionais em projetos, incluindo o Museu Nacional de Jerusalém, a Escola Mandel na Universidade Hebraica e a Escola de Artes Bezalel.
"Nosso objetivo foi uma integração perfeita do conhecimento vernacular com o legado de concreto dos ícones arquitetônicos mais proeminentes da cidade. Acreditamos que essa combinação única cria uma atmosfera distinta. Ao remover a barreira do ar-condicionado, o ar do deserto é bem-vindo, estabelecendo um novo e corajoso vínculo com a cidade", conclui Asaf Lerman.