-
Arquitetos: AM2 Arquitetura
- Área: 10000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Manuel Sá
Descrição enviada pela equipe de projeto. Viveiro de Imersão do Animália Bioparque mostra toda como a arquitetura pode trabalhar com elementos naturais e valorizar a qualidade de vida dos animais Cotia, 2023 — Esse projeto trata-se de um recorte do "Animália Parque", um bioparque localizado no município de Cotia na Grande São Paulo.
O Recinto de Imersão insere os visitantes a um local onde o espectador entra em contato direto com as aves ao invés de gaiolas ou elementos que enclausuram os animais. As barreiras se tornam praticamente imperceptíveis, sendo as mesmas criadas por elementos naturais, tais como troncos, vegetações, cataratas, córregos ou elementos cenográficos que remetem aos habitats originais dos animais.
O caminho também funciona como protagonista do projeto, deixando de ser unicamente uma via de fluxo, mas sim um eixo que faz parte da imersão, sendo intercalado por pontos de parada que induzem o visitante a visualizar os recintos dos animais.
A grande estrutura metálica que apoia a cobertura do local apresenta aberturas superiores que promovem a permeabilidade de luz, sendo que uma sutil tela faz com que as aves aparentemente soltas fiquem contidas em seu espaço de visualização. Esse rico ecossistema é inserido em uma área de 10.000 m² que procurou respeitar ao máximo a topografia original do lote.
"Esse projeto apresenta uma magnitude que nosso escritório ainda não havia vivenciado, tal feito só pode ser concretizado com a troca de experiências e conhecimento de todos os técnicos que estiveram envolvidos no processo "Enfatiza o arquiteto Alessandro Malara.