-
Arquitetos: Narch Arquitectes
- Área: 287 m²
-
Fotografias:Adrià Goula
Descrição enviada pela equipe de projeto. A Casa GA é o novo lar de um casal com duas filhas que tinha como demanda poder aproveitar tanto o espaço interno, quanto externo. O terreno, localizado entre empenas cegas, possui no interior do pátio uma jardim privado que tem frente para blocos de residências.
A estratégia principal foi posicionar a garagem no térreo ocupando quase toda a profundidade do terreno para posicionar acima o espaço de moradia com um extenso terraço. A casa foi concebida de acordo com uma trama modular de 6 quadrados que permitiu resolver os requisitos estruturais e funcionais ao mesmo tempo.
O primeiro pavimento é organizado situando o salão com acesso ao terraço nos dois primeiros módulos próximos ao pátio interno. Os dois módulos centrais contêm as escadas, a sala de jantar e o banheiro, e nos dois módulos localizados na fachada que dá para a rua, fica a cozinha e o quarto do casal.
No segundo pavimento, os dois primeiros módulos que dão para o pátio interno são liberados e geram um espaço com pé-direito duplo na sala do andar de baixo. É criado um espaço que permite a entrada de luz e sol no interior da residência. Os módulos centrais são organizados com um estúdio para as filhas e o banheiro, e os dois módulos da fachada para a rua contêm os dois dormitórios das filhas.
A casa se abre completamente para o jardim interno. As janelas dobráveis podem ser abertas completamente ou gradualmente de acordo com a estação do ano, transformando o espaço interno em uma varanda. A ausência de paredes facilita a entrada de luz, proporcionando um ambiente luminoso e com uma boa ventilação natural. Nos interiores, a madeira da estrutura fica exposta, gerando ambientes acolhedores e de escala íntima que se encadeiam entre si, sem a necessidade de corredores.
A estrutura consiste em 12 pilares HEB140 e suas vigas correspondentes, que geram 6 quadrados, cada um com uma função diferente. A estrutura metálica pré-fabricada serve para suportar os pisos de madeira com vigas de 12cm. A estrutura da casa já determina cada espaço. Queríamos projetar e construir uma casa o mais simples possível, sustentável, com o mínimo de material e baixo custo. Os pilares de aço em forma de H foram utilizados para liberar o espaço e eliminar as divisões, gerando continuidade e limites diluídos entre o interior e o exterior.