-
Arquitetos: DB Estudio de Arquitectura
- Área: 314 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Paul Renaud
-
Fabricantes: Agimex Contract, Alberflex, Docol, Honen Construcción, Knauf, Portobello, Sunon
Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma empresa familiar dedicada à fabricação de bandejas de fibra moldada e com mais de 30 anos de mercado se planeja para crescer e organizar de sua fábrica já existente, sendo o prédio de escritórios a primeira etapa deste planejamento.
Eles buscavam refletir em seu novo escritório administrativo solidez, modernidade e transparência. Ao mesmo tempo, havia requisitos funcionais, sendo o principal que os dois gerentes pudessem ter uma ampla visão do funcionamento da empresa cada um do interior de seus escritórios pessoais. Um deles deveria ter visão da área de atendimento ao cliente. O segundo gerente visualiza o funcionamento interno, ou seja, dos trabalhadores.
Como resposta a esses pedidos, nasce o Jardim Central e se torna o coração do projeto. É o elemento que nos permite ter a transparência necessária para alcançar esse objetivo e também traz entradas de luz e conexão com o verde. Ao mesmo tempo, também tem um significado simbólico, pois no centro dele é colocada uma escultura da Virgem Maria, à qual são muito devotos.
O prédio de 314m2 resume simplicidade formal. Os materiais utilizados são concreto, vidro e tijolo aparente; este último se torna o vínculo estético com a fábrica já existente, construída totalmente nesse material. O telhado é feito em grande parte de telha metálica costurada, que ao apresentar uma baixa inclinação, consegue se esconder atrás de uma viga metálica de borda. No interior, a madeira utilizada nos revestimentos traz a calor necessária para equilibrar e contrapor o uso do concreto.