-
Arquitetos: Architectural Pioneering Consultants
- Área: 4415 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:Lucas Sager, Markus Lanz
Descrição enviada pela equipe de projeto. Dar es Salaam International Academy é um instituto educacional renomado localizado na Tanzânia. Como extensão de seu programa internacional, o campus da escola DIA está oferecendo ensino superior. A instalação é composta por seis volumes contemporâneos com múltiplos espaços exteriores projetados para influenciar a interconectividade entre aprendizado, criatividade e exploração.
O orçamento limitado, o prazo e as restrições espaciais levaram a uma proposta de projeto densa. Materiais e técnicas de construção convencionais foram utilizados para garantir a adesão ao prazo e ao orçamento. Ao mesmo tempo, atenção foi dedicada aos detalhes e acabamentos, visando melhorar as qualidades espaciais e as propriedades dos materiais. Para adequar o grande programa da escola ao terreno, os usos foram encaixados verticalmente e conectados por escadas e passarelas expostas ao clima exterior. A orientação e a sobreposição dos usos garantem que os princípios de design passivo sejam seguidos, reduzindo substancialmente a necessidade de ventilação, iluminação e resfriamento ativos para o conforto esperado das instalações.
A vegetação exuberante e as superfícies permeáveis aumentam o conforto térmico e as qualidades visuais dos espaços externos, permitindo que as salas de aula se abram e se estendam para o exterior. Os blocos individuais são dispostos de forma a sombrear os espaços externos, enquanto os eles próprios são fechados em relação ao sol da manhã e da tarde, para evitar ganhos de calor solar. Varandas e áreas de circulação, bem como os jardins no telhado, funcionam como zonas de amortecimento térmico, isolando os espaços das salas de aula com ar condicionado. As aberturas em direção ao norte e ao sul são sombreadas com as icônicas marquises nas janelas. Os aspectos programáticos do projeto foram refinados levando em consideração a programação da escola ao longo do dia, permitindo uma variedade de cenários de uso e ao mesmo tempo aproveitando as sinergias espaciais.
Embora utilizando técnicas e materiais de construção regulares, a APC explorou as possibilidades do concreto aparente. O concreto aparente reforçado é um material clássico da arquitetura moderna. Na África Oriental, ele foi usado com virtude durante o início da independência, como em edifícios icônicos tal qual o Kariakoo Market Hall ou o Campus da Universidade de Dar es Salaam. Ultimamente, empreiteiros e artesãos perderam a capacidade de trabalhar com fôrmas e reforços estruturais adequados. A APC, portanto, treinou um empreiteiro para usar concreto aparente nas geometrias complexas, como escadas, corrimãos ou elementos de sombreamento nas janelas.