-
Arquitetos: Anarquitectura
- Área: 436 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Ivana Rodríguez Duluc
Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta reforma consistiu em uma revisão completa do programa e da estrutura existentes para acomodar espaços sociais mais amplos, um escritório privado e um quarto adicional. A casa original era uma construção do final dos anos 70 que exigia um amplo suporte estrutural para viabilizar o projeto proposto. Um dos principais objetivos da proposta era abrir o layout segmentado para criar espaços contínuos que integrassem o lado de dentro da casa com o de fora. A maioria das áreas internas enquadrava vistas para fora, onde um planejamento paisagístico cuidadoso impregna cada canto.
Os materiais externos são principalmente pedra coral local, calcário e painéis de madeira composta que transmitem calor e uma atmosfera caribenha às linhas geométricas limpas e contrastantes da fachada, ao mesmo tempo em que buscam durabilidade, baixo consumo de energia e custos de manutenção reduzidos. Os interiores são caracterizados por uma paleta austera de cores em branco e acabamentos em madeira de nogueira.
O corredor de entrada é acompanhado por janelas de madeira pivotantes à esquerda, que permitem a passagem do jardim da garagem, e o escritório do cliente à direita, que pode ser aberto para obter luz natural e ventilação através de um painel deslizante situado atrás da estante. Um piso de carvalho marca o hall da escada, onde estão a entrada, a escada e os espaços sociais. Este mesmo espaço está visualmente conectado à cozinha através de um balcão de café da manhã aberto que aumenta a sensação de espaço. A sala de estar, o bar, a sala de jantar e a cozinha desfrutam de grandes aberturas para o pátio da piscina. O banheiro externo é revelado por um caminho de pedra coral que leva a um exuberante jardim tropical.