-
Arquitetos: Luiz Paulo Andrade Arquitetos
- Área: 220 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Ocanhas
-
Fabricantes: Colormix, Gianni Movéis, Inovar, Lab88
Descrição enviada pela equipe de projeto. Com os pés no chão. O Arquétipo tradicional de casa com sua forma simples e pura foi o ponto de partida do projeto. A casa da Lhama é a primeira de um conjunto de edificações a serem construídas em um terreno na área rural de São Roque, cidade muito próxima de São Paulo, conhecida pela beleza natural e pela baixas temperaturas.
A utilização de mão de obra local, orientou a decisão de construir uma casa de formas simples, sistema construtivo tradicional e diretamente ligada ao solo. A casa surge completamente apoiada ao solo, com sua pele externa se integrando ao ambiente, como uma estrutura quase monolítica. A distribuição da planta, térrea e retangular é simples, com circulação central que interliga as áreas íntimas à grande sala, voltada para a exuberante mata.
De todos os ambientes da casa, pode-se sair ao jardim. A sensação de estar-se integrado à exuberante natureza que circunda a casa é acentuada pelas grande aberturas. Para a cobertura, optamos por um telhado tradicional com duas águas que confere à casa sua forma pura, ligada ao arquétipo de casa. As fachadas frontal e posterior compõe-se com a mesma forma, porém com materialidades opostas. Uma, completamente transparente e a outra completamente cega. As telhas de barro de grandes dimensões, aproximam a casa de uma linguagem quase rural.
Materiais naturais revestem e protegem a casa da alta umidade, resultante da proximidade com a mata. Os ambientes são aquecidos pela entrada controlada de sol e por uma lareira que é ponto de destaque da área social. Originalmente projetada para um casal na melhor idade, tem circulações e ambientes amplos, A cozinha, diretamente ligada à área social, serve de núcleo de encontro, conversa e lazer do casal junto com filhos e netos. A casa é lugar de tranquilidade e afeto, ponto inicial de uma história de vida.