-
Arquitetos: Matt Fajkus Architecture
- Área: 4231 ft²
- Ano: 2019
-
Fotografias:Leonid Furmansky
-
Fabricantes: Big Ass Fans, Lueders Limestone, Spark Modern Fires, TruStile, Velux, Western Window Systems
Descrição enviada pela equipe de projeto. Depois de anos de visitas nos fins de semana e tempo gasto conhecendo o local, a principal missão do cliente era realizar uma casa que lhes permitisse usar e desfrutar do terreno ao máximo. Localizada na paisagem ondulante de Wimberley, Texas, era natural aproveitar os pequenos planaltos contidos nos 22 acres de terreno. Essas "prateleiras de terra" se estendem pelo local na direção leste-oeste, tornando-as uma plataforma ideal para uma casa que aproveita tanto a orientação solar quanto a do vento.
A casa é organizada de forma linear ao longo de um estreito platô de terra principal, entre uma encosta arborizada e as colinas abertas. O programa é dividido em paredes espessas que têm a intenção de coletar áreas privadas e cercar as zonas de armazenamento necessárias na casa.
Os telhados baixos seguem as curvas do terreno e se estendem de uma parede espessa para a próxima. Essas coberturas projetadas para aquecimento solar passivo no inverno e sombra total do sol do verão.
O volume que contém a suíte dos proprietários desce o terreno, criando uma sensação de fechamento para os espaços de convivência ao ar livre e um jardim privado cercado. Em última análise, as paredes espessas usadas para organizar o programa criam espaços interiores desobstruídos por estrutura ou divisórias, permitindo que a casa seja facilmente penetrada pela brisa, preenchida com luz natural e aberta às vistas disponíveis no local.
A materialidade do projeto é concentrada, regional e destinada a fornecer conforto e abrigo quando os elementos são extremos, mas sua solidez se dissolve quando a casa é aberta.