-
Arquitetos: Architectare
- Área: 478 m²
- Ano: 2018
-
Fotografias:Leonardo Finotti
-
Fabricantes: Ambient Air, Apicoar, Roma Mobili, Sá Martins
Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para ser uma casa de veraneio, era desejo dos clientes que toda as atividades sociais e de serviço da casa fossem isoladas da área intima. Dessa forma, a construção foi setorizada de modo que as visitas tivessem acesso somente ao térreo enquanto os moradores e hospedes poderiam ficar no andar inferior sem ser incomodados.
Como a casa está situada num terreno de muito declive, com acesso pelo seu topo, foi feito um corte no terreno para uma melhor implementação do programa e privacidade para a rua, de modo que um pequeno morrote pudesse isolar a rua e a cobertura do andar inferior servisse como terreno para o andar térreo, ampliando a área do platô gerado pelo corte.
A escolha desse partido também contribuiu para que a casa pudesse ter um volume aparente muito menor e bem mais interessante, já que metade da construção pôde ficar enterrada. A piscina de borda infinita na ponta da construção funciona como proteção sem que seja necessário um guarda corpo atrapalhando a vista.
Ao entrar na área social do terreno, a vocação da casa para receber fica logo em evidência. O volume principal revestido com placas de ardósia e com planta em formato de V domina o gramado e recebe os convidados que são direcionados através de uma de suas muitas aberturas por uma suave escada que se transforma em ponte, atravessando o espelho d’agua e chegando ao hall de entrada, de onde pode-se acessar a escada ao pavimento inferior e as demais áreas de lazer da casa. À esquerda encontram-se as salas de jogos com bar e estar com tv. À direita, encontram se a sala de jantar, cozinhas, academia e a sauna, que fica em balanço na ponta do corpo da casa aproveitando a vista ao máximo.
Por se tratar de uma casa de veraneio, todo este volume foi projetado para funcionar como uma grande varanda, se abrindo completamente para o terreno em frente e a vista. Os usos também não tão rígidos e podem variar de acordo com a organização dos jogos de porta. Por exemplo, a sala de jantar poder ser uma sala de jantar formal quando as portas estão fechadas ou funcionar como um alpendre para a piscina quando as portas para a varanda e cozinha estão abertas. A própria cozinha pode ter várias configurações, como totalmente isolada da sala quando as portas estão fechadas ou funcionar como uma cozinha gourmet aberta, permitindo ainda que a parte de trás seja isolada ou não, conforme houver funcionários ou bagunça.
Para suavizar o impacto da luz e a passagem de dentro para fora, foram projetadas pérgolas de fora a fora na fachada norte e noroeste, além de cortes no volume principal, onde o jardim entra trazendo o exterior para dentro dos ambientes.
Para contrastar com a frieza da pedra usada no exterior, todo o interior é revestido de tijolinho e madeira pinus, fazendo com o que os ambientes fiquem mais quentes e acolhedores e para que o interior não fique tão escuro, foi usado um piso de granito claro apicoado.
O pavimento inferior, construído diretamente no terreno, um nível abaixo e completamente desalinhado do pavimento térreo, comporta 4 suítes que têm saída direta para o jardim, além de uma adega e um pedaço do bloco de serviço, que funciona em um volume discreto de dois andares e entrada independente anexado ao corpo principal revestido de ardósia.