-
Arquitetos: COTA760
- Área: 81 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Cris Farhat
Descrição enviada pela equipe de projeto. O primeiro passo do projeto foi otimizar o layout geral do apartamento. Para isso, alteramos a dimensão da cozinha para que ela ganhasse mais espaço de bancada e ficasse mais integrada com a sala, mas sem ser totalmente aberta, como pediu a Florence. Na área dos quartos, a posição das portas dificultava o layout da suíte e dos banheiros, além de obrigar o corredor a avançar para a sala. Por isso, trocamos a posição das bancadas dos banheiros para alterar as portas de entrada deles e melhorar o uso dos espaços. Também avançamos alguns centímetros a parede da suíte em direção ao quarto de hóspedes para melhorar a posição dos guarda-roupas.
A partir desse layout, propusemos novos materiais e cores que deram mais destaque aos elementos arquitetônicos e trouxeram conforto e personalidade para o apartamento. A divisão entre sala e cozinha foi toda pensada como um elemento único que une paredes soltas de dry wall, uma bancada nova de quartzo branco, um gabinete inferior de marcenaria e um superior em serralheria. Essa composição criou uma divisória mais leve e desconstruída que foi capaz de melhorar a integração visual dos ambientes e criar um elemento de destaque no apartamento. O gabinete solto do chão foi pensado na altura ideal para permitir a passagem do Pochi, passou a ter o privilégio de circular mais livremente entre os ambientes.
Seguindo para a sala, um grande banco de serralheria cria alguns lugares para a mesa de jantar e uma sapateira na entrada do apartamento. O volume do banheiro social, que invade a área da sala, ganhou destaque ao ser pintado de azul. Quando alteramos a porta do corredor, criamos uma porta pivotante de piso a teto que quando está fechada dá continuidade à parede do sofá, e quando está aberta se mescla a esse volume do banheiro dando continuidade a ele em direção ao corredor.
No banheiro social, a nova bancada ficou de frente para a janela, então criamos uma solução de espelho móvel que desliza em frente à ela e fica alinhado com um nicho de prateleiras de serralheria preta. Todo o ambiente recebeu um revestimento monolítico que recobre todas as superfícies de paredes e bancada, dando um aspecto mais amplo e ao mesmo tempo mais texturizado para o banheiro.
Na suíte, reorganizamos todo o layout para manter os armários altos na parede de entrada, oposta à janela, liberando visualmente o espaço. Dando continuidade à base desses armários, criamos uma cabeceira para a cama e uma grande cômoda sob a janela. No banheiro, buscamos revestimentos claros, mas que trouxessem uma textura mais acolhedora. Para isso, trabalhamos com peças pequenas nas paredes fora do box e um porcelanato maior no piso e no box, facilitando a limpeza. Para contrastar com os revestimentos claros, especificamos metais pretos que criaram pontos de destaque.