-
Arquitetos: Nicolas Pinto da Mota, Victoria Falcon
- Área: 180 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Joaquin Portela
-
Fabricantes: Aluar, Ilva, Shou-Sugi-Ban, ferrum
Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma casa de veraneio. Localizada na cidade costeira de Chapadmalal, onde predomina uma pradaria com lotes pouco ocupados.
Decide-se criar um térreo, um único espaço "aparentemente fechado"... A construção de um arquétipo reconhecível, um prisma de base retangular, esvaziado em suas extremidades para encontrar a luz.
Foi desenvolvido um sistema de recipiente / continente, um grande salão no centro do térreo é rodeado por um anel de serviços, pátios e galeria. A busca dessa organização espacial visa proteger e preservar os usos mais utilizados da casa e tornar mais permeáveis os lados que se voltam para os espaços exteriores mais controlados, por meio de galerias e pátios que orientam essas relações.
Sua característica mais dominante é a madeira queimada, que resolve todo o volume. Esse sistema "Shuo Sugi Ban" é baseado na reutilização de madeira descartada, esse processo de carbonização prolonga a durabilidade da madeira ao mesmo tempo que evidencia seu estado mais bruto.