-
Arquitetos: gruta.arquitetos
- Área: 295 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Daniel Santo
-
Fabricantes: Blocos&Blocos, Coifas Hidrolar, Jabuticasa, Mude Design, Sulmetais
“O lote é plano, área de 447m² numa esquina.” Assim foi apresentado o terreno na primeira reunião que tivemos com o casal proprietário. Casal jovem e sem filhos, apresentaram ao nosso escritório a demanda por uma casa maior e com uma área de descompressão generosa. O programa solicitado foi de área privativa com 3 suítes e área social e lazer contíguas e implantação em pavimento térreo.
A solução em projeto com maior propósito foi adensar a compartimentação do programa num eixo longitudinal do lado direito do lote e abrir área social para a parcela ociosa do lado esquerdo, beneficiando-se da condição que a esquina proporciona de não haver edificação adjacente deste lado.
A cozinha e churrasqueira abertas para as áreas sociais configurou a segunda solução do projeto que foi encaixá-las num eixo transversal na área posterior do lote.
A terceira solução foi consequência de uma solicitação dos clientes de um escritório amplo para acomodar, eventualmente, atividades profissionais e acadêmicas de ambos. Esta solicitação veio até nós no período da pandemia em 2021 e neste ponto uma revisão de projeto foi elaborada. A proposta foi alocar o escritório num pavimento superior para abrir uma perspectiva de paisagem e assegurar confinamento em relação às atividades sociais do térreo.
No desfecho do projeto, a quarta solução foi a estética geral. A volumetria foi imaginada entregando duas fachadas para o entorno. Uma volumetria sólida principal descansando sobre a empena da garagem. Depois do volume acomodado, esculpimos o escritório criando uma galeria de madeira com vista leste e oeste e um bloco de concreto com gabarito mais baixo para paisagismo de terraço e pé direito reduzido em relação ao estar.
Com a escolha de uma materialidade sóbria dos acabamentos, a casa N16 acomoda com imparcialidade os objetos que contam a história de um casal que viaja o mundo.