-
Arquitetos: PAr Plataforma de ARquitectura
- Área: 196 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:JCS photography
Descrição enviada pela equipe de projeto. Em uma área rural, um caminho de peregrinos atravessa uma colina habitada por poucas casas e muitas árvores. A intenção de plantar um jardim veio primeiro, e a casa foi criada para desfrutar desse jardim. No terreno, havia uma pequena ruína feita de pedra calcária exposta.
A casa surgiu da ruína, criando uma laje de cobertura, grande o suficiente para cobrir uma casa, e colocando alguns volumes de apoio pontuais na nova laje. Os volumes são raros e o espaço entre eles é totalmente aberto, para permitir que a natureza invada a casa. A laje cobre os espaços internos e externos, o que elimina os limites entre a construção e a natureza.
A ruína mantém os compartimentos de serviço, enquanto os espaços de convivência e reunião são totalmente envidraçados para o exterior. Os volumes adicionados e a laje são feitos de tijolos tradicionais portugueses e ficam sobre os blocos de calcário da ruína, mostrando a cicatriz entre o antigo e o novo. Os espaços internos são revestidos de paredes e tetos pintados com giz branco, para refletir a luz externa, e de pisos aquecidos com tijolos, para manter o calor.
Os banheiros e a cozinha têm superfícies naturais de calcário local. Elementos de madeira maciça expostos completam o conjunto, reforçando o conforto da casa. A casa Vale Flores valoriza a cultura local, usando materiais naturais e tradicionais, colocando a arquitetura em diálogo com a paisagem onde se encontra.