-
Arquitetos: Faye Architectes & Associes
- Área: 2000 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Agnes Clotis
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizado na base militar 120 em Cazaux, França, a arquitetura desse novo conjunto habitacional nos permite trabalhar as relações entre volumes através do vazio... quais qualidades, quais programas e quais usos desejamos dar ao "vazio". É essa definição de espaços intermediários que traz novos usos e qualidade de vida a um programa simples, no qual o coletivo tem prioridade.
O contexto muito regular estabelece a identidade do sistema militar. Todos os prédios da base são construídos no térreo ou no nível +1, o objetivo é não perturbar a harmonia geral ordenada pelo conjunto.
O projeto, portanto, tem uma leitura óbvia de suas funções. O hall de entrada está localizado na conexão entre os diferentes fluxos, no centro do projeto. Por outro lado, o diagrama simples permite priorizar e tornar transparente toda a circulação e funções do edifício.
Os volumes construídos correspondem ao habitat. Entre eles, qualificando o vazio, está a circulação e as partes técnicas, permitindo fácil acesso à diferentes alas.
A composição dos dois volumes construídos e um núcleo livre atende às necessidades das áreas de convivência e é muito funcional, sua distribuição é clara e simples, ao mesmo tempo em que responde precisamente as necessidades expressas pelo programa.
O programa composto por 100 quartos idênticos em 2 conjuntos de prédios nos leva a oferecer a pré-fabricação de módulos iguais para os volumes construídos. A duplicação de um bloco de referência simples estabelece assim o coração do projeto. O uso de concreto oferece qualidades intrínsecas de durabilidade, solidez e estética, respondendo de forma eficiente às necessidades funcionais ligadas ao uso particular de instalações residenciais.
A lógica do local retoma a área ocupada pelos prédios existentes. Essa disposição permite se encaixar na base, sem entrar em contradição com o todo e com o diagrama de cheios e vazios.
A opção arquitetônica mantem os volumes simples, onde a qualidade do projeto vem dos espaços intersticiais ajardinados e da essência dos ambientes internos, sem negar a estética do concreto.