-
Arquitetos: MIKAMI Architects
- Área: 2839 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Kouji Horiuchi
O prédio escolar de madeira forma um arco ao longo do rio Sato - A área de Nakazato, local deste projeto, está situada na cidade japonesa de Hitachi, berço do grupo multinacional de mesmo nome, mas está longe da movimentada área central voltada para o Oceano Pacífico, que só pode ser alcançada atravessando uma cadeia de montanhas. A localidade já foi próspera como região de mineração de cobre, mas caiu em abandono com o declínio da indústria mineradora.
Essa escola é única. Atualmente, as escolas com ensino fundamental e médio separados estão sendo reformuladas e os ensinos mesclados. Existe a possibilidade de recrutar estudantes de toda a cidade. No entanto, Hitachi tem uma população de mais de 170.000 habitantes e a escola é bastante pequena, com apenas dez alunos por série.
O prédio escolar foi projetado para formar um grande arco ao longo do rio Sato, na extremidade sul do campus. A paisagem periférica do arco, que pode ser vista desde dentro da escola, varia ligeiramente de lugar para lugar. Ao mesmo tempo, a parte interna do fundo do arco acolhe as crianças e abraça a comunidade.
O distrito de Nakazato está a um braço de distância de muitas montanhas, e um riacho de águas cristalinas flui nas proximidades. É possível ver as cores das várias árvores na floresta, ouvir o zumbido da vegetação, o murmúrio do rio e sentir a mudança das quatro estações e a riqueza da natureza. Para trazer essas sensações para a escola e harmonizar com a paisagem, decidimos construir a escola com madeira.
O novo prédio escolar é projetado e construído como um edifício de dois andares. O primeiro andar abriga um salão de comunicação e outras salas funcionais, enquanto o segundo andar abriga salas de aula regulares, permitindo - ao mesmo tempo - a independência das séries e a interação entre elas. Queremos que esta escola amigável às crianças aproveite ao máximo o ambiente natural e se torne um centro de comunicação que anime toda a comunidade.