-
Arquitetos: Murman Arkitekter
- Área: 5120 m²
- Ano: 2021
-
Fotografias:Johan Dehlin
“Solhagaparken” é um projeto residencial em Masmo, um subúrbio localizado cerca de 20 quilômetros ao sul de Estocolmo. O edifício de cinco pavimentos está situado ao lado do Solhagaparken existente.
Masmo é, em muitos aspectos, uma típica área residencial suburbana em Vårby, Huddinge. A área foi concluída em 1964 e é caracterizada por diversos grandes edifícios de apartamentos de tijolos vermelhos, dispostos ao redor do exuberante Solhagaparken. Masmo é um lugar de grandes contrastes, com amplos espaços verdes e florestas entre duas rodovias elevadas que conectam a área ao centro de Estocolmo. A leste, a área é definida pela encosta dramática de Masmoberget e, a oeste, pela água que liga Huddinge a Botkyrka.
O edifício foi projetado para aproveitar ao máximo as condições complexas do local, com muitos dos apartamentos aproveitando a luz do sol durante todo o dia e uma vista fantástica da vizinha Albysjön. Os apartamentos são afetados pelos altos níveis de ruído de Botkyrkaleden e Södertäljevägen, e o conceito é baseado em um volume de construção em forma de U ao longo de Varvsvägen, criando um pátio interno protegido voltado para o Solhagaparken existente. A maioria dos apartamentos tem fachada dupla, tendo assim acesso ao pátio interno mais silencioso. Os apartamentos são acessados principalmente por passarelas externas no lado do pátio. De frente para a rua, o edifício tem varandas generosas e alongadas, onde são inseridos depósitos entre os apartamentos para criar um espaço externo privativo para os moradores e ajudar a controlar os níveis de ruído. Alguns apartamentos expostos possuem varandas parcialmente envidraçadas para reduzir ainda mais o ruído.
As fachadas são feitas de madeira tratada termicamente e as janelas e porta janelas são em alumínio anodizado. As sacadas alongadas têm grades e detalhes em aço na cor marrom escuro. As sacadas são emolduradas por pilares verticais de madeira, pintados na mesma cor marrom, para dar ao edifício um caráter distinto e unificado.
O objetivo do projeto era desenvolver apartamentos econômicos com um layout simples e eficiente, além de espaços internos e externos confortáveis. O projeto arquitetônico do edifício introduz algo novo na área, tanto em termos de aparência visual quanto de escolhas de materiais. O projeto cria um número substancial de novos apartamentos, principalmente compostos por unidades menores, convenientemente situados perto do transporte público, dando a essa parte de Masmo uma adição urbana cuidadosamente considerada que contribuirá para a vivacidade da área.