-
Arquitetos: Mariana Maisonnave Arquitetura e Interiores
- Área: 160 m²
- Ano: 2023
-
Fotografias:Mariana Boro, Lio Simas
-
Fabricantes: BELL ARTE, Bella Calha, Botteh, CRIS METAL, Carol Cortinas, CleanNew, Coral, Deca, Elettromec, FIGO CASA, Karsten, MG SUPERFICIEIS, Organne, PLAFON ENGENHARIA, Reveev, Roque Kremer, Santa Luzia, WORLD PEDRAS
Descrição enviada pela equipe de projeto. Mariana Maisonnave defende uma arquitetura com alma, capaz de transmutar sentimentos, proporcionando a sensação de acolhimento e tranquilidade. Para o ano de 2023, sua quarta participação na mostra catarinense, mostra coerência em sua jornada Casacor, trazendo de forma madura a reflexão sobre as marcas do viver e o valor da história e suas memórias. Mari, que cresceu em uma casa com os pais no bairro João Paulo, onde está sediada a Mostra de 2023, traz um pouco da sua identificação e memória afetiva com o bairro, resultando em um projeto que abraça a natureza e mostra sua essência. A mostra esse ano está sediada no antigo Hotel Maria do Mar, e para seu projeto de 2023, o ambiente que era antiga casa do Caseiro do Hotel, na Beira Mar, foi radicalmente transformada em 40 dias, trazendo uma nova versão do que existia. A substituição e ampliação de esquadrias, criação de um deck frontal, um pergolado que faz marcação e biombos que dividem o espaço com cordas náuticas trazem uma nova linguagem a casa, mostrando o poder da arquitetura.
A Casa C [ALMA], através da escolha de suas texturas naturais e total integração com o meio externo, traz a identidade da arquiteta, em um ambiente de 160m² - uma casa completa - leve mas com personalidade, criada para propiciar encontros e momentos de boa vida. Mariana brinca esse ano com recortes de seus espaços de anos anteriores, trazendo memórias para quem já acompanha seu trabalho. No living integrado com a cozinha, ela relembra o pórtico em madeira, criado em 2021 para o espaço Respiro, enquanto no closet ela traz novamente o Cabilight, o cabideiro assinado de Waldir Junior, aplicado na sua suíte Abraço, em 2022. No living gourmet, Mari relembra traços de seu projeto de 2021 para mostra, através do pórtico que faz marcação da área destinada a cozinha, e da ilha com um negativo em corian, que permeia seu contorno e permite a iluminação da bancada e no nicho para bebidas. Os eletrodomésticos da elettromec ganham destaque no móvel projetado de forma minimalista, onde freezer e geladeira embutidos – com suas portas revestidas pelo mdf - e parecem painéis, ficando aparentes apenas os fornos.
Na área de jantar, uma mesa idealizada pela arquiteta em uma collab com a Residual, com o pé escultórico feito a partir do tronco de árvore e seu tampo orgânico em resina, tiram a rigidez das linhas retas da ilha que fica ao lado. Na lateral da mesa, uma prateleira em ultra compacto, recebe uma composição de velas, destacadas pela iluminação indireta ao fundo. Na parte social, Mari enaltece o sofá de linhas curvas, lançamento da Bellarte, com uma das paredes revestidas de pedra natural e outra parede com textura velvet da coral, que ganha destaque através de um nicho, com prateleiras fininhas fixadas pelas suas laterais e um fundo solto, onde a iluminação ganha espaço. O tapete da Botteh, em tramas naturais, complementa perfeitamente o espaço. No quarto, a cama C[ALMA], assinada pela arquiteta com a Reveev, mostra sua identidade através de linhas curvas que abraçam o ambiente. A composição da cama, criada entre o estofado e a lâmina natural, mostram que é possível uma peça assimétrica e equilibrada, onde os dois lados se complementam. A mistura de materiais em sua cabeceira, a base da cama suspensa e iluminada, a gavetinha curva fixada no painel de madeira e suas nas laterais a diferenciam e tornam uma peça exclusiva.
Na sala de banho, a ampla esquadria foi projetada para permitir a permeabilidade da natureza na casa, ficando a bancada maciça em travertino bruto apoiando as cubas e torneiras assinadas por Jader Almeida, enquanto dois espelhos soltos e suspensos permitem que a vista das árvores adentre o ambiente. Na parte de banho, um aquário de vidro translucido faz o papel do box e um nicho para shampoos vertical é o destaque, com prateleiras fininhas fixadas apenas pela lateral, deixando o fundo solto e iluminado. A varanda projetada, que foi possível através da edificação de um deck de madeira que permeia toda a casa, é um dos grandes destaques do projeto. Com vista mar, essa área externa construída conta com a marcação superior de um pergolado de madeira, guarda corpo de vidro, que deixa a vista livre, e biombos em corda náutica que dividem a parte social e íntima. Mobiliários soltos estofados em tecidos texturizados – que mal parecem de exterior - e tapetes tramados, com lareiras em bacias da Organne trazem aconchego e conforto. Na área intima a banheira de imersão – Modelo Sampa, da Sabbia - faz juz a um pôr-do-sol de tirar o folego.