-
Arquitetos: Pitta Arquitetura
- Área: 360 m²
- Ano: 2020
-
Fotografias:JP Image Photography
-
Fabricantes: Deca, Lightworks, Lumini, Marcenaria G.M, Mundo das Pedras, Neotlith, Omnitrade, Palimanan, Polytec, Portobello
Descrição enviada pela equipe de projeto. Implantada a poucos metros da praia, em um condomínio residencial em Ubatuba, litoral norte de São Paulo, a Residência CCL foi projetada para estar integrada a natureza exuberante do local. O uso de materiais naturais, grandes vãos e muita transparência, proporcionaram uma ótima integração com a natureza o que se tornou o ponto forte do projeto. As soluções arquitetônicas adotadas no projeto, foram pensadas considerando as características climáticas do local (clima tropical, quente e úmido), sempre buscando criar espaços com qualidade e eficiência energética.
A residência foi projetada elevada do solo visando afastar a umidade. O pé direito alto, grandes aberturas e o uso de venezianas articuladas, permitem passagem da ventilação cruzada e a entrada da iluminação natural nos ambientes. Estas soluções, aliadas ao uso de grandes beirais que controlam a incidência solar direta nos períodos críticos e são eficazes na proteção contra chuva, proporcionam muita qualidade no uso dos espaços tanto nos dias mais quentes como nos dias chuvosos.
A casa dispõe de uma confortável área social no térreo, ambientes integrados e muita transparência geram amplitude e possibilitam a uma ótima comunicação com o exterior. As grandes portas trazem permeabilidade visual criando a sensação de uma grande varanda, conectada ao jardim repleto de espécies tropicais que se integram perfeitamente a área verde preservada do local. A área intima da casa conta com 3 suítes do térreo e uma suíte principal no pavimento superior, as suítes do térreo foram implantadas na face leste, priorizando o sol da manhã e a vista da mata que circula a casa. Buscando privacidade, a suíte do casal foi posicionada no pavimento superior, também recebe o sol da manhã e conta com uma vista linda da mata nativa.
O sistema estrutural adotado nesta obra é misto, composto por concreto, aço e madeira, o que gerou leveza e proporcionou a criação de uma cobertura formada por grandes panos planos, que foram posicionados em diferentes alturas, esta solução, além criar rasgos que proporcionam ventilação e iluminação natural, acabam criando leveza entre os volumes que compõe as fachadas.