-
Arquitetos: Arquipélago Arquitetos
- Área: 230 m²
- Ano: 2022
-
Fotografias:Pedro Napolitano Prata
-
Fabricantes: Cortinato, Knot Artesanal, Madeireira Mato Dentro Paraty, Nadai Ferro e Aço, Olaria Tabuinha Cunha, Paraty Mix
Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na praia do Jabaquara em Paraty, a casa abriga um programa relativamente grande para o lote urbano de 360m². O partido foi de concentrá-lo de maneira compacta no fundo do lote, orientando todos os quartos, sala e cozinha para a vista da Baía e, assim, liberar a frente do terreno para receber um jardim. Diante desse jardim, um amplo espaço existe: um campo de futebol, chapéus de sol, quiosques de refeições locais, o mangue e, finalmente, o mar.
Buscamos transmitir esse contexto de vida praiana para o projeto. Nesse sentido, o térreo se estende além da varanda coberta para receber uma piscina e foi ligeiramente elevado em relação ao perfil original do terreno, permitindo a vista do horizonte sobre o muro de acesso.
Esse muro é uma resposta ao desafio de resguardar a casa sem perder a vista para o mar: media a relação entre público e privado através de uma transparência parcial, obtida pelo emprego de tijolos furados assentados lateralmente. Estes filtram a luz e o vento da praia trabalhando como um regulador; a percepção do movimento dos passantes na rua se mantém. Além disso, antecipam a materialidade da casa, em relação com seus próprios tijolos aparentes.
Procuramos uma materialidade que partisse dos saberes locais e de materiais simples de construção encontrados na região, empregados de maneira aparente e de modo menos convencional. Duas grandes empenas duplas de tijolos definem o volume externo, protegendo a casa da vista dos vizinhos próximos. Funcionam como radiadores térmicos e permitem a passagem vertical de tubulação da infraestrutura da casa. Entre elas, uma associação de planos com as lajes de concreto aparente e a cobertura cerâmica.
Um pergolado sobre a varanda superior reduz intencionalmente a presença visual do telhado obrigatório pela legislação. Para o jardim, foram utilizadas espécies vegetais endêmicas, típicas de restinga e regiões litorâneas.